A Justiça de São Paulo concedeu uma redução de 160 dias na pena de Robinho, ex-jogador de futebol condenado por estupro coletivo ocorrido na Itália, em 2013. A decisão foi tomada na quarta-feira (14) e atendeu a um pedido da defesa, baseado em atividades de trabalho e estudo realizadas pelo condenado no sistema prisional.
Robinho cumpre pena de nove anos de prisão e está detido no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior paulista. Com a remição, o término da condenação foi antecipado: antes previsto para março de 2033, agora pode ocorrer no fim de 2032, caso não haja novas alterações no cálculo penal.
Na decisão, o juiz afirmou que a redução segue o que determina a Lei de Execução Penal, que permite abatimento da pena por meio de estudos e atividades laborais. A defesa destacou que o benefício não é excepcional, mas um direito previsto em lei.
Preso desde março de 2024, Robinho já havia obtido outra redução de pena anteriormente, também relacionada a cursos e leituras realizadas durante o cumprimento da sentença. O processo segue em segredo de Justiça.
#Robinho, #Justiça, #SistemaPrisional, #RemiçãoDePena, #LeiDeExecuçãoPenal, #Futebol, #Brasil, #SãoPaulo


