Lauro de Freitas: Abrigo de idosos é interditado por falta de estrutura e alvará

Fotos: Divulgação

Um abrigo de idosos foi interditado em Lauro de Freitas nesta quinta-feira (26). O Lar Sete Maravilhas não tinha alvará de funcionamento nem estrutura para abrigar os 11 idosos. A ação foi feita pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da Bahia.

No local, a fiscalização encontrou o ambiente sem suportes para idosos, alimentos vencidos, mau cheiro e condições insalubres. Os idosos abrigados no local foram encaminhados para uma instituição no bairro de Cajazeiras, em Salvador, após a realização do teste Covid, todos testaram negativo para a doença.

“Estamos realizando uma série de visitas, não só a partir de denúncias, mas também a partir de informações de instituições irregulares que nós já temos. O CEPI-BA realiza uma série de reuniões com os diversos atores envolvidos nessa questão, as prefeituras, o Ministério Público, entre outros, para que a liberação dessas instituições aconteça de maneira mais rígida”, pontuou Lúcia Mascarenhas, presidenta do CEPI-BA e coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

Outras duas instituições na capital baiana, no bairro de Itapuã, também foram visitadas pela equipe do CEPI-BA, mas não foram encontradas irregularidades. Alguns ajustes foram pedidos em questões pontuais, mas sem risco à segurança e à saúde da população idosa acolhida nos dois espaços. (BN)

google news