Lauro de Freitas: Prefeitura antecipará restrição de circulação noturna para 18h na segunda-feira (22)

Foto: Ascom/PMLF

A partir de segunda-feira (22), a restrição da circulação noturna em Lauro de Freitas terá o horário antecipado. Antes, a medida era válida a partir das 20h, mas com a mudança, o horário será modificado para as 18h. O decreto vale até o dia 1º de abril. Também fica prorrogada até 29 de março a proibição do funcionamento de atividades não essenciais no município, conforme decreto nº 4.780 de 19 de março. As medidas foram tomadas em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Ficam autorizados a funcionar neste período serviços relacionados à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como unidades de urgência e emergência, farmácias e transporte de medicamentos e insumos necessários à manutenção das atividades das unidades de saúde. Também estão autorizados os serviços de segurança pública e privada e a comercialização de gêneros alimentícios.

Durante a restrição de circulação noturna, o transporte público de passageiros será suspenso a partir das 19h30 e retomado às 5h do dia seguinte. A partir das 18h só estão autorizados a circular pelas vias do município quem estiver se deslocando para acessar serviços essenciais, a exemplo de unidades de saúde e farmácias para compra de medicamentos, ou em situações em que fique comprovada a urgência.

Supermercados, hipermercados e atacadões deverão comercializar apenas gêneros alimentícios ou produtos relacionados à limpeza e higiene. As áreas destes estabelecimentos onde estejam expostos produtos que não se enquadrem nestas características deverão ser isoladas, não permitindo o acesso do público a estas sessões. As farmácias só poderão comercializar medicamentos e produtos voltados à saúde.

Bares e restaurantes poderão funcionar apenas na modalidade de entrega em domicílio até as 23h59. A venda de bebidas alcoólicas continua suspensa durante os finais de semana, inclusive na modalidade de delivery, enquanto durarem as restrições previstas nos decretos municipal e estadual. A comercialização deverá ser suspensa a partir das 18h de sexta-feira, podendo ser retomada apenas às 5h de segunda-feira.

Continuam suspensas as atividades esportivas coletivas e a realização de eventos até o dia 1º de abril. A proibição do funcionamento de academias continua valendo até o dia 29 de março. Atos religiosos e litúrgicos podem acontecer durante o período restritivo, contanto que o público seja limitado a 30% da capacidade do espaço. A implementação de protocolos para retomada escalonada das atividades econômicas está condicionada a manutenção de taxa de ocupação de UTIs menor que 80% durante 5 dias consecutivos.

Também podem funcionar

Além das unidades que prestam serviços relacionados à saúde, farmácias e estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, também estão autorizados a funcionar, respeitando todas as medidas para evitar a proliferação do coronavírus, os seguintes estabelecimentos: que forneçam insumos hospitalares; clínicas veterinárias e pets shops, à exceção do serviço de banho e tosa; postos de combustíveis e atividades da indústria da Construção Civil.

Estão autorizados ainda o funcionamento de bancos, lotéricas, hotéis e pousadas, serviços de borracharia e relacionados a manutenção de equipamentos e acessórios de combate a incêndio, serviços de ótica, exclusivamente relacionados à saúde, locadoras de veículos, estabelecimentos que comercializem Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entre outros. O decreto com a relação completa de estabelecimentos está disponível no site da Prefeitura.

Boletim Epidemiológico e de Vacinação

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na noite deste sábado, em 24 horas Lauro de Freitas registrou mais cinco óbitos, atingindo o total de 234 vidas perdidas para a Covid-19. A curva de contágio também aumentou. Ontem o município contava com 308 casos ativos e 1.427 em recuperação, com 72 pessoas internadas.

Neste domingo são vacinados idosos com 71 anos ou mais, fisioterapeutas e médicos autônomos. Com o novo lote de vacinas recebidos neste sábado, o município soma 14.390 doses recebidas e já vacinou cerca de 12 mil pessoas com a 1ª dose  e mais de 3 mil com a 2ª dose. (bahia.ba)