Madre de Deus: Testagem por domicílio gera tratamento mais eficaz da Covid-19, diz gestão

-
Foto: Divulgação / Prefeitura de Madre de Deus

A prefeitura de Madre de Deus, município da Região Metropolitana de Salvador, adotou a testagem rápida por domicílio como uma das ações de combate ao novo coronavírus. Segundo a gestão, através desse método, a Secretaria Municipal de Saúde tem conseguido identificar moradores em estado assintomático, encaminhando-os, de forma imediata e segura, para o tratamento adequado das pessoas e familiares que tiveram contato com o paciente infectado pela Covid-19.

“As pessoas que testam positivo ficam em isolamento por 14 dias e não contaminam outras”, afirma o secretário municipal de Saúde, Markus Santil.

Desde o início da pandemia, Madre de Deus já realizou 2.552 testes rápidos. Além da testagem por domicílio, a prefeitura também investiu em testes para profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19. 

O secretário de Saúde ainda explica que, quanto mais testes rápidos são realizados na população, novos casos são identificados, refletindo diretamente no aumento do número de casos que são monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da cidade. 

As testagens nos domicílios de Madre de Deus estão sendo realizadas por etapas. Depois da Ilha de Maria Guarda, PSF’s 3, 4 e 5, a programação de testes segue para as ruas abrangentes do PSF 2. (Bahia Notícias)