Mais de 10 milhões de animais foram vacinados contra Febre Aftosa na Bahia

Foto: ASCOM/ADAB /SEAGRI

A 1º etapa de vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia, vacinou mais de 10,6 milhões de animais. Isso representa 93,36% do total de bovinos e bubalinos do estado. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) que alcançou esse índice mesmo com a falta de vacinas contra a Febre Aftosa em 14 estados do país, incluindo a Bahia. A vacinação foi encerrada no dia 01 de Agosto.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o estado já possui o status de “Livre da Febre Aftosa com Vacinação”, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), há 20 anos.

Para o secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira, momentos difíceis exigem planejamento e criatividade. “Produtores, técnicos e profissionais da Adab tiveram que reinventar formas de abordagem para o êxito das ações. Em uma situação atípica como a que estamos vivendo, a resposta foi muito boa, superamos os desafios e mostramos o elevado nível de nossos profissionais e a eficácia de toda a estrutura que a Bahia dedica à defesa agropecuária”, avaliou.

A vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi iniciada no dia 01 de Maio e teve um calendário diferente com duas prorrogações, sendo a primeira até 30 de Junho e a segunda até 16 de Julho. O prazo final para a compra e a declaração de vacinação dos animais ficou estabelecido até o dia 01 de Agosto em qualquer um dos 384 escritórios da Adab. E, desde o dia 02 de Agosto, o produtor só pode comprar vacina e imunizar seu rebanho mediante autorização da Agência. (bahia.ba)

google news