Mais de 8 mil candidatos disputam 18 vagas de defensores públicos da Bahia

No próximo domingo (1º), será realizada a primeira etapa do concurso para seleção de defensores públicos para Defensoria Pública da Bahia (DP-BA). A prova será aplicada com protocolos de biossegurança. Mais de 8,8 mil candidatos estão inscritos no certame para disputar 18 vagas.

Os portões serão abertos às 8h e o início das provas ocorrerá às 9h (horário local). A avaliação, neste primeiro momento, é composta por 100 questões, com 5h de duração e o tempo de permanência mínima do candidato em sala é de 3h. Os locais de prova podem ser conferidos no site da Fundação Carlos Chaga (FCC), responsável pela condução do concurso.

Atualmente, a Defensoria Pública da Bahia conta com 372 defensores em atividade. As vagas em disputa foram abertas por conta de aposentadorias ou desvinculações realizadas nos últimos anos, além das que já estão previstas para ocorrer em breve. Todas as pessoas aprovadas no concurso anterior, realizado em 2016, já foram nomeadas.

O concurso público terá validade de até dois anos, contados da homologação, prorrogável por igual período. Além disso, 30% das vagas estão destinadas à população negra, 2% a pessoas de origem indígena e 5% para pessoas com deficiência.

O ingresso e a permanência nas dependências do local de realização das provas estão restritos às pessoas convocadas, que devem observar: o distanciamento social; o uso obrigatório de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca, não sendo permitido o acesso sem a utilização da mesma; a utilização de álcool em gel 70%; a aferição da temperatura corporal; e outras as orientações determinadas por coordenadores e fiscais da Fundação Carlos Chagas.

A obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos é aplicável aos acompanhantes de lactantes e a qualquer pessoa que for autorizada a acessar algum prédio de realização do certame. A recusa em obedecer às normas sanitárias dispostas no edital acarretará a exclusão do Concurso Público.

O concurso será realizado em quatro etapas eliminatórias e/ou classificatórias e as datas de aplicação das provas, que serão realizadas de forma presencial em Salvador, também estão agendadas. Após a prova Objetiva seletiva no dia 1º de agosto de 2021, serão realizadas: as provas discursivas de caráter Específico nos dias 2 e 3 de outubro de 2021; o envio das comprovações para a avaliação de títulos entre 6 a 10 de janeiro de 2022; e a prova oral a ser aplicada no período de 15 a 17 de janeiro de 2022. O resultado final deverá ser publicado no dia 17 de março de 2022. (BN)

google news