Mais um tartaruga é encontrada morta em Ilhéus, no sul da Bahia

-
Tartaruga adulta da espécie oliva é encontrada morta em praia de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Projeto (A)mar

Uma tartaruga foi encontrada morta na praia Mar e Sol, em Ilhéus, cidade do sul da Bahia, nesta segunda-feira (17). As informações são do Projeto (A)mar. Com esse caso, o número de animais marinhos mortos na cidade ultrapassa 30 casos. [ Veja histórico no final da matéria]

De acordo com o projeto, o animal era da espécie oliva e foi achado em estado de decomposição. As causas da morte ainda não foram identificadas.

Além desse caso, mais três tartarugas foram encontradas mortas em Ilhéus, na manhã de domingo (16). Na praia da Avenida, foram encontradas uma da espécie Olive e outra Verde, todas adultas. Já na Praia do Pontal, foi encontrada uma tartaruga da espécie verde.

Ainda segundo o projeto, as três tartarugas do domingo foram encontradas muito próximas. Informações apontem que as mortes foram provocadas por emalhe em rede de pesca. Segundo o projeto, com estes casos, chega a 28 o número de tartarugas mortas encontradas na região. Incluindo os outras animais marinhos, o número chega a 32.

Alguns casos

Caso ocorreu na Praia de Cururupe, em Ilhéus, cidade do sul da Bahia.  — Foto: Projeto (A)mar
Caso ocorreu na Praia de Cururupe, em Ilhéus, cidade do sul da Bahia. — Foto: Projeto (A)mar

No dia 15 de janeiro, um golfinho foi encontrado morto na praia de Barramares, em Ilhéus. O animal era uma fêmea de quase três metros.

No mesmo dia, duas tartarugas da espécie verde também foram encontradas mortas em praias da cidade. Um dos animais foi achado na praia de Águas de Olivença e a outra na praia do Norte.

Dois dias depois, uma tartaruga juvenil foi encontrada morta também na praia de Barramares. O animal, que era da espécie verde, foi achado em avançado estado de decomposição.

Na semana passada, no dia 21 de janeiro, uma tartaruga foi achada a noite, na praia de Cururupe. Os dados indicam que o animal tinha feito uma desova no dia anterior. No mesmo dia, uma ave marinha, da espécie bobo-pequeno de bico preto, na praia de Serra Grande. Todas as duas situação foram em Ilhéus.

Já no dia 23 de janeiro, uma tartaruga da espécie verde foi encontrada morta na praia dos Milionários, em Ilhéus. O animal tinha cerca de 70 cm de comprimento. O Projeto (A)mar informou que a morte do animal foi causada foi por uma interação com rede de pesca.

No dia 5 de fevereiro, uma tartaruga da espécie Oliva também foi encontrada morta em uma praia de Ilhéus, cidade do sul da Bahia.

Tartaruga adulta da espécie oliva é encontrada morta em praia de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Projeto (A)mar
Tartaruga adulta da espécie oliva é encontrada morta em praia de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Projeto (A)mar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui