Manteiga é fonte de vitamina A! Entenda se ainda assim ela é benéfica

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A manteiga é fonte de vitamina A, proteínas, cálcio e, apesar de conter gorduras saturadas, pode ser consumida com parcimônia

Ter o hábito de passar manteiga em pães e biscoitos no dia a dia não é necessariamente prejudicial à saúde. Apesar de ser comumente tachada como gordurosa e vilã da dieta, a manteiga é um ingrediente relativamente nutritivo que pode ser introduzido na alimentação diária. Inclusive, muita gente se pergunta qual a vitamina da manteiga – pois é, ela é rica em nutrientes, especialmente no que diz respeito à vitamina A! Mas calma, também é necessário tomar alguns cuidados com o seu consumo! Para esclarecer melhor essa polêmica, nós preparamos uma matéria falando se manteiga faz mal (ou não) para a saúde.

Manteiga faz mal para a saúde?

Apesar de não ser considerada propriamente saudável, a manteiga também não se enquadra na lista de ingredientes maléficos ao organismo. Isso porque ela é um produto natural (de origem animal, feito a partir do leite) que fornece uma série de nutrientes, como traços de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e até vitaminas do complexo B, D e E. Além disso, ela tem um alto teor de vitamina A – nutriente que cumpre ação antioxidante, fortalece a imunidade e a saúde da visão (ajuda a evitar problemas como catarata ou degeneração macular).

O problema é que a manteiga possui uma grande quantidade de gorduras saturadas, que tendem a aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) quando consumidas de forma exagerada. Por isso, é muito importante dosar bem o consumo da manteiga no dia a dia! Mas, quando usada em pequenas quantidades – apenas para passar uma camada fina em pães ou torradas – a manteiga é considerada inofensiva para o organismo. O ideal, no entanto, é evitar aquecê-la (para fritar carnes ou vegetais, por exemplo), pois o calor pode aumentar o seu teor de gordura.

Vale a pena substituir a manteiga por outros ingredientes?

Muitas pessoas têm o hábito de usar margarina para incrementar pães e até receitas mais elaboradas (de carnes ou farofas) no lugar da manteiga. No entanto, esse é um dos maiores erros que alguém pode cometer! Além de ser praticamente nula em termos nutricionais, a margarina tem alto teor de gorduras trans e saturadas, sendo maléfica para a saúde do coração a longo prazo. Por isso, o ideal é sempre dar preferência à manteiga no dia a dia.

Vale destacar, no entanto, que existem outros ingredientes mais naturais e saudáveis que podem sim substituir a manteiga em determinadas receitas – como o óleo de coco, de abacate ou azeite. Para dar o ponto certo a massas de bolos, brownies e cookies, por exemplo, você pode substituir a manteiga por um pouco de óleo de coco sem sabor. A consistência fica perfeita e o resultado acaba sendo mais nutritivo e saudável. Já na hora de refogar carnes e vegetais, uma ótima dica é recorrer ao azeite, que gera menos substâncias danosas ao organismo quando aquecido. (conquistesuavida)