Manutenção em estação de energia interrompe fornecimento de água na Ilha de Itaparica

Foto: Lílian Marques/ G1

O fornecimento de água foi interrompido a partir das 9h desta sexta-feira (14), na Ilha de Itaparica, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Embasa, o motivo é uma manutenção da Coelba na subestação de energia elétrica de Matarandiba.

Nos últimos dias, a Ilha de Itaparica vem sofrendo consecutivas suspensões no abastecimento de água. Na última sexta (7), a estação de bombeamento apresentou problema eletromecânico, recebeu manutenção que foi concluída na terça (11). Contudo voltou a parar na madrugada de quarta (12).

A retomada do abastecimento ocorreu ainda na quarta, com estimativa de normalização completa em até 48h, entretanto precisou ser interrompida novamente nesta sexta, para a manutenção da Coelba, que tem previsão de ser concluída às 21h.

Em nota, a Embasa informou que está monitorando a rede distribuidora “de forma a atender, com carros pipa, as localidades que não chegaram a ser abastecidas durante a retomada iniciada na tarde de quarta-feira”.

Ainda segundo a Embasa, os moradores de imóveis situados em localidades que receberam água e conseguiram encher os reservatórios domiciliares devem usar a água disponível com moderação, até que o abastecimento esteja completamente regularizado, a partir do retorno do fornecimento de energia elétrica para o sistema operado pela Embasa. (G1)