Marinada e molho para peru: veja como deixar a ave mais suculenta

Normalmente, o peru é vendido já temperado, mas isso não quer dizer que você não possa dar o seu toque: fazendo uma marinada com ingredientes de sua preferência, a ave fica ainda mais saborosa.

peru de Natal é um prato muito tradicional na ceia: a ave rende bastante, serve toda a família e pode ter diversos tipos de acompanhamentos, como arroz, farofa e salada de batata. Normalmente, o peru é vendido já temperado, mas isso não quer dizer que você não possa dar o seu toque: fazendo uma marinada com ingredientes de sua preferência, a ave fica ainda mais saborosa. Por isso, a nutricionista Daniela Meira selecionou dicas valiosas de como fazer uma marinada para peru e deixar a ave mais suculenta. Além disso, veja também como fazer um molho para peru de forma bem simples. Confira! 

Dicas para fazer uma marinada para o peru e deixar a ave mais suculenta

  1. O ideal é que a marinada tenha um ingrediente ácido, especiarias, um ingrediente rico em gordura e ervas. 
  2. Aposte em uma mistura que use ingredientes como suco de laranja natural, sal, pimenta-do-reino, talos de salsinha, alho, cebola, vinagre branco, manteiga e manjericão fresco.
  3. Folhas de louro e cascas de laranja, sálvia, tomilho, mostarda Dijon e sementes de mostarda são bem-vindos também.
  4. Não abuse do sal se a ave já for comprada temperada: use os outros ingredientes para dar seu toque especial. 
  5. O peru, já descongelado, pode ser marinado dentro de 2 sacos plásticos grandes. Deixe o peru dentro dos sacos plásticos com a marinada na geladeira por 6 horas. De vez em quando, vire a ave dentro da geladeira. 
  6. Depois desse tempo, coloque toda a marinada em uma assadeira, adicione um pouco de água, cubra o peru com papel-alumínio e leve pra assar na temperatura mínima do forno por 2 horas.
  7. Retire o papel-alumínio, passe manteiga na ave com um pincel. Se preferir, pode misturar uma colher de mel para ajudar a dourar por fora. 
  8. A cada 20 minutos, abra o forno e regue o peru com o caldo que ele solta do cozimento. Faça esse processo por 2 horas ou até que ele fique dourado. 
  9. Para saber se ele está assado, faça um corte sutil na coxa e observe a cor do líquido que escorrer: ele não pode estar vermelho ou escuro. Se estiver, o peru ainda está cru e precisa voltar para o forno.

Como fazer o molho para peru

  1. O fundo da assadeira em que o peru foi assado é rico em sabor e, com ele, é possível fazer um molho bem gostoso pra servir com a ave.
  2. Depois que assar o peru e retirá-lo da assadeira, coloque-a sobre a boca do fogão em fogo médio e despeje 300 mililitros de vinho branco. 
  3. Com uma colher, mexa por 5 minutos o fundo da assadeira para que o que restou ali solte bem.

Coe esse molho, acerte o sal e a pimenta. Se quiser que ele fique mais consistente, acrescente 1 colher de chá de amido de milho, misture, volte pra assadeira sobre a boca do fogão e deixe ferver por 1 minuto. Sirva quente com o peru. 

google news