Moradores da Comunidade Nova Canaã realizam protesto em frente a prefeitura de S. A. de Jesus

Foto: Voz da Bahia

No último sábado (21), os moradores da Comunidade Nova Canaã em Santo Antônio de Jesus, divulgaram uma nota nas redes sociais onde dizia que após a última audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o Prefeito Genival Deolino se comprometeu a dar uma resposta sobre a constituição de um Zona Especial de Interesse Social(ZEIS) na área de posse da Comunidade.

Ainda segundo a publicação, a medida, sem qualquer custo ao tesouro municipal, facilitaria a busca de recursos para a regularização da situação fundiária da Nova Canaã. No entanto, no último dia 19 de novembro de 2021, unilateralmente, o prefeito surpreendeu a todos com a decisão de realocar as mais de 100 famílias para uma outra área, diz um trecho da nota.

O prefeito, Genival Deolino, reiterou o seu compromisso em amparar as famílias que residem na comunidade Nova Canaã. Mesmo sem ser parte no processo de reintegração de posse movido pela COELBA contra a comunidade em referência, a prefeitura ingressou de forma voluntária no processo, e vem implementando desde março deste ano diversas medidas de apoio às famílias que residem no local, como: Realização de estudo social e cadastramento das famílias, Análise de infraestrutura e de viabilidade e Inclusão dos moradores em programas sociais do município, através da secretaria da assistência social (veja aqui)

Insatisfeitos com a decisão do gestor sobre a relocação da comunidade., na manhã desta quarta-feira (24), os moradores protestaram em frente a prefeitura municipal com faixas e cartazes questionando para onde eles iriam, tendo em vista que o local sugerido não existe espaço. “Como vamos para um lugar onde nossos filhos não tem nem onde brincar. Queremos uma resposta senhor Genival”, questionou uma das manifestantes.

Veja vídeo abaixo:

google news