Moradores denunciam residências inacabadas do Minha Casa Minha Vida em Nazaré

0
354
-
Leitor BNews

Moradores de Nazaré das Farinhas (BA) estão revoltados a falta de infraestrutura de residências do Minha Casa Minha Vida. Duas proprietárias procuraram o BNews para denunciar a situação: faltam portas, janelas, pias, sanitários, iluminação, redes de água e de esgoto, entre outras coisas.

Uma delas, que prefere não se identificar, disse que há dois meses as casas foram entregues pela prefeitura com a estrutura inacabada, “oca”. Moradores estão com luz apenas clandestina. 

“Eu sou uma das moradoras e as casas foram entregues sem nada, só foram erguidas e botaram o telhado. Pessoas estão correndo risco, pois casas estão soltando a alvenaria, inclusive a minha casa pode vir abaixo. Precisei voltar pra casa de minha mãe”, contou a mulher. Ela disse que cobra muito a gestão municipal, mas não tem conseguido êxito, e ainda tem medo de perder a casa por denunciar o caso.

A marisqueira Deise Natalia de Jesus contou que a casa dela foi entregue pela prefeitura com a instalação do banheiro errada e torta, não há calçamento e existe apenas um buraco para a fossa, sem qualquer proteção. Por não ter condições de comprar as portas, sanitários, janelas e outros itens necessários para conseguir morar com a família. 

Leitor BNews

“O povo invadiu e tem gente que tem direito à casa, mas há invasores no lugar. Fomos na prefeitura, mas a prefeita só diz que não tem verba. Quero morar na minha casinha, mas como mora? Não temos ajuda pra colocar as coisas. Ainda estamos recebendo ameaças de invasão porque a casa está ‘fechada”, revelou a marisqueira.

Em nota, a prefeitura de Nazaré respondeu ao PNotícias:


“Em face de Denúncia sobre entrega de obra inacabada de construção de casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida no Município de Nazaré, apresentada por suposta moradora, a Prefeitura se dirige aos munícipes e a comunidade em geral, para, categoricamente, afirmar o seguinte:
a) A Prefeitura de Nazaré ainda não entregou a quaisquer beneficiários qualquer obra de construção de casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida no Munícipio.
b) Há, no território nazareno, apenas uma obra do Programa Minha Casa Minha Vida, localizada no bairro da Areia Branca, cuja responsabilidade pela construção das casas é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano-SEDUR.
c) Como contrapartida, a Prefeitura assumiu a responsabilidade pelo oferecimento da infraestrutura de esgoto e água potável, rede de iluminação e contenção de encostas.
d) Entretanto, durante o curso da obra, populares, não selecionados Programa Minha Casa Minha Vida, invadiram as construções, as quais ainda se encontravam inacabadas.
e) Em razão disso, a Prefeitura propôs ação de reintegração de posse contra os invasores, com o objetivo de retomar o domínio da propriedade, para posterior seguimento dos serviços.
f) Atualmente, aguarda uma manifestação do Poder Judiciário, no sentido de resolver o mérito da causa.
g) Ao mesmo tempo, mantém um diálogo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano-SEDUR, sobre um plano de continuidade da obra em momento oportuno, após a solução da demanda judicial”. 

(Bocão News)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui