Mudança de prioridade: Netflix e conta de celular lideram ranking de pagamentos em dia

Foto: Reprodução

A pandemia mudou a ordem de prioridade dos brasileiros na hora de pagar as contas em dia. Serviços de assinatura, como Netflix, Amazon Prime e Disney+, estão no topo do ranking de pagamentos feitos até a data do vencimento – ficando à frente das contas de celular, internet, serviços básicos e planos de saúde, segundo pesquisa divulgada pela Serasa.

A priorização dos serviços de assinatura é reflexo de como a pandemia afetou a vida das pessoas. “Essas assinaturas de serviços de streaming oferecem uma ótima relação de custo benefício: o valor costuma ser baixo e oferece diversão para toda a família em um período em que as pessoas têm poucas opções de lazer”, disse Jessica Vicente, especialista em comportamento do consumidor da Serasa.

O segundo colocado no ranking de pontualidade são justamente as contas de celular, internet e telefone fixo. “É praticamente um combo: para ter as assinaturas, as pessoas precisam estar em dia com as contas de telecom”, afirma a especialista.

Por que as contas básicas e de aluguel ficaram lá para baixo nesse ranking? Jessica diz que a possibilidade de renegociar ou adiar pagamentos interferiu nesse resultado. “Por conta da pandemia, as pessoas puderam adiar o pagamento das contas de serviços básicos. E houve muita renegociação de aluguéis.”

Por que o pagamento do cheque especial e empréstimos aparecem como os mais impontuais? Para Jéssica, o consumidor que não tem condições de pagar tudo o que deve começa a priorizar os boletos que serão honrados, a fazer escolhas.

“No caso do cheque especial, o consumidor sabe que o banco vai renegociar a dívida. Pode não ser agora, mas em algum momento. Com os empréstimos, é a mesma coisa.” (Fonte: Uol)