Nível de investimento cai 15,9% em janeiro, informa Ipea

Foto: Mateus Pereira/Gov-BA

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 15,9% em janeiro deste ano, frente a dezembro de 2020. Em nota, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirmou nesta quinta-feira (1º) que o resultado foi influenciado por uma base excepcionalmente alta de dezembro, quando houve aportes em importação de plataforma de petróleo e outros bens de capital.

Apesar disso, no trimestre móvel terminado em janeiro a taxa que mede o nível de investimentos avançou 23,5%, e na comparação com janeiro do ano passado o indicador apresentou alta de 6,1%. A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.

Em janeiro, o consumo aparente de máquinas e equipamentos caiu 37,1%, apesar da alta de 53% no trimestre móvel. Enquanto a produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno apresentou estabilidade (-0,3%)  a importação teve queda de 40,5% no mês. Os investimentos em construção civil cederam 0,2% em janeiro, após oito altas consecutivas. (Bahia.Ba)