Novas regras para o uso de máscaras em aeroportos entram em vigor nessa quinta-feira; veja medidas no terminal em Salvador

Aeroporto de Salvador — Foto: Divulgação/Salvador Bahia Airport

A partir desta quinta-feira (25), entram em vigor novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso de máscaras em aeroportos e aviões em todo a Bahia. A partir de agora, só são permitidas máscaras cirúrgicas ou de tecido, sem nenhum tipo de abertura. Funcionamento dos serviços também foi alterado.

Entre as especificações dos equipamentos permitidos estão máscaras cirúrgicas, profissionais do tipo N95 sem válvula, PFF2, FFP2 e as caseiras, confeccionadas em tecidos como algodão e tricoline, desde que possuam mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto cobrindo o nariz, a boca e o queixo, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

Já as máscaras de acrílico ou plástico transparente, ou que tenha válvula de expiração, mesmo que sejam de uso profissional. Também não será permitido o uso de lenços, bandanas ou face shield desacompanhado de máscara por baixo. A fiscalização será realizada pela Anvisa.

Serviços no aeroporto de Salvador

A partir desta quinta, no aeroporto de Salvador, estabelecimentos de alimentação, os restaurantes e similares só estarão disponíveis na modalidade takeaway (fornecimento do alimento para consumo em outro local).

As máquinas de auto-atendimento continuam em funcionamento no Terminal de Passageiros e são uma opção para quem desejar comprar uma bebida ou um lanche rápido.

Os serviços essenciais no Salvador Bahia Airport continuam operando, como os de transporte (estacionamento, ônibus, metrô, táxi e carros por aplicativo), as farmácias, os caixas eletrônicos, a casa lotérica e a Delegacia de Polícia de Imigração.

Pousos e decolagens estão mantidos, mesmo nos horários do toque de recolher e durante o feriado de Páscoa. (G1)