Nutricionista de Santo Antônio de Jesus dá dicas de como emagrecer com saúde

Foto: Voz da Bahia

Nessa quarta-feira (15) a nutricionista Jeniffer Fonseca esteve presente no programa Meio-Dia e Meia, na Live do Voz da Bahia e tirou algumas dúvidas relacionadas a alimentação principalmente nesse período da pandemia pelo novo coronavírus. Confira abaixo alguns questionamentos e dúvidas que foram esclarecidas pela profissional.

Arroz com feijão é o prato da pandemia?

Essa combinação é perfeita porque possui dois aminoácidos que o nosso corpo precisa: a lisina e a metionina, que se complementam, contudo, o que vai influenciar se irá fazer bem ou não é a forma de preparar esse arroz e feijão. Muitas pessoas utilizam o tempero industrializado, porém eles são ruins, por que são xenobióticos, ou seja, substâncias químicas que nosso corpo não metaboliza. Então, é favorável que se consuma o arroz e o feijão com temperos naturais.

Para emagrecer é necessário comer várias vezes ao dia ou é mito?

Não, não é necessário comer várias vezes ao dia. A maioria das pessoas acha que a gente precisa comer de 3 em 3 horas para emagrecer, mas cada caso é cada caso, há uma individualidade. Não quer dizer que uma pessoa que come de 3 em 3 horas não vai dar certo, mas eu como nutricionista tento facilitar a vida do meu paciente. Então, muitas vezes a pessoa não tem fome, ela sente vontade, além disso, perdemos gordura de duas formas: com a restrição alimentar, malhando direito e comendo direito, essas são as opções básicas.

Evitar jantar o fazer jejum emagrece?

Na falta do carboidrato, na falta da reserva, o nosso corpo passa a utilizar outros substratos como gordura e proteína, então você vai acabar perdendo peso. Mas é preciso ficar atento, pois quando falamos de peso falamos de toda a massa do corporal e quando fazemos algumas restrições podem gerar deficiências nutricionais.

Treinar em jejum perde peso?

Para quem quer emagrecer é a melhor opção. A gente queima gordura no exercício físico. O exercício leve e moderado como, por exemplo, uma caminhada, você queima gordura durante. O que vai determinar a quantidade de gordura que você vai perder é a variável, tempo, quanto mais tempo você ficar em exercícios leves e moderados você vai utilizar a gordura durante. Exercícios de alta intensidade e curta duração como Hit você não queima gordura durante, você queima a glicose e a gordura você perde após, que é o efeito epoc, que é quando você para de malhar e continua queimando gordura até 48 horas.

Dormir mal ajuda a ganhar peso?

O sono é muito importante porque durante a noite, nós produzimos vários hormônios como testosterona que ajuda a perder gordura, ajuda ganhar massa muscular. Então é importante um sono porque você produz testosterona GH, que é o hormônio do crescimento, contudo é preciso entender que não é o tempo que você dorme e sim a qualidade do sono. Para que tem insônia, eu indico algumas vitaminas como zinco, magnésio de malato e a vitamina B6.

Produtos diet e light emagrece?

O que emagrece realmente são conjunto de fatores, além de restrições calóricas e o exercício físico. Então isolar um fator só para o emagrecimento não existe. Produtos diet e light geralmente possui muito conservante e isso acaba não sendo saudável. Produtos integrais também possui um alto índice de conservantes sendo péssimo para o organismo.

Chá verde e água com limão ajuda a perder peso?

O chá-verde possui catequina, o nutriente muito bom que exerce várias funções favoráveis ao nosso corpo e uma delas é ajudar na ativação de uma enzima chamada PGC1-alpha para perda de gordura. Porém, é preciso prestar atenção, pois seu consumo em excesso ou de forma errada pode ser prejudicial.

Água com limão também não vai fazer você emagrecer, porém, ajuda no nosso corpo. 70% do nosso corpo é água, então se você tem na mente que você vai se beneficiar é bom, pois você já está bebendo água e o limão é rico em vitamina C, então é muito bom você consumir uma quantidade boa.

Óleo de coco faz bem?

Óleo de coco é muito bom a depender da sua quantidade. Foi feito um estudo no qual saiu à notícia de que o óleo de coco não prestava, mas é preciso prestar atenção no que você ler e onde foi feita a pesquisa, como as pessoas se alimentavam, toda essa questão. Além disso, é preciso saber que tipo de óleo de coco foi usado para essa pesquisa e como foi utilizado. Eu costumo passar para meus pacientes o óleo 100% vegetal.

É saudável consumir o leite diariamente?

O problema do leite de hoje em dia é a quantidade de conservante, principalmente os leites com longa durabilidade de vida. O leite tem citocinas inflamatórias que gera inflamação, da parede do estômago, então se não tem uma vaquinha em casa que possa lhe oferecer um leite natural, o da caixa eu não indico tomar.

ASSISTA ABAIXO:

Reportagem: Voz da Bahia

google news