O que é mal súbito e quais as suas causas? Cardiologista do Incar esclarece

0
160
-
Imagem: Reprodução/ Voz da Bahia

Uma estrutura ampla, moderna, que possui um propósito bem definido e que tem como meta agregar valor à medicina  no Recôncavo baiano, o Hospital Incar de Santo Antônio de Jesus apresentou  a comunidade médica e a seus pacientes o novo Centro de Hemodinâmica.  

Em entrevista ao Voz da Bahia, o médico cardiologista Dr. Bernardo Cruz falou sobre o novo empreendimento.

- Anúncio -

Dr. Bernardo Cruz salientou os  inúmeros procedimentos diagnósticos, as angioplastias coronarianas, implante de stents, o tratamento das cardiopatias estruturais e congênitas e destacou a importância do Laboratório de Hemodinâmica, “o maior volume de procedimentos são a cardiovasculares.  A parte de cateterismo cardíaco que é a visualização das artérias do coração, além de tratamentos e angioplastia que realizamos aqui no setor de cardiologia”, pontuou.

O Setor de Hemodinâmica do Hospital Incar possui alta capacidade instalada, onde são tratados pacientes com os mais variados tipos de complexidades de doenças cardiovasculares, “quando se fala de problemas cardíacos existe uma gama de problemas. As arritmias cardíacas que podem estar relacionados a doenças obstrutivas ou por outro motivo. Aqui no Hospital Incar temos especialistas em arritmias cardíacas e realizamos também a implantação de marca-passo”, salientou.

O Serviço dispõe também de todos os métodos adjuntos para melhor avaliação anatômica , de imagem e fisiologia coronariana, ultrassom e tomografia intracoronária, “nenhum paciente é mandado direto para um cateterismos. Há sempre uma suspeita, sintomas e exames são realizados para se ter um diagnostico.  Os tratamentos são realizados aqui de forma rotineira sem que haja necessidade de transferência desse paciente”, disse.

A dor torácica é bastante característica e que deve ter maior atenção, tanto do paciente como do médico cardiologista responsável. De acordo o Dr. Cruz, as dores torácicas  pode não estar relacionada diretamente com o coração e um diagnóstico preciso é sempre bom para detectar a raiz do problema, “no peito temos vários órgãos: esôfago, pulmão, estomago, coluna, músculos e tudo isso pode gerar dor. Nos preocupamos principalmente com o coração e uma consulta médica sempre vale a pena. Quando o paciente é jovem e não há indícios de pressão alta, colesterol alto ou outras patologias, a dor relatada por ele não está ligada a parte cardíaca. Pacientes com idade avançada ou com indícios de doenças crônicas, a preocupação é sempre maior e aumenta o grau de suspeição, mesmo que essa dor seja leve é sempre preciso a relação de mais exames para um melhor diagnostico”, complementa.

Dr. Bernardo Cruz ressaltou que a maioria dos pacientes, principalmente de cidades do interior são hipertensos e acarreta isso a falta de informação e a dificuldade de consultas médicas e exames especializados, “a falta de acesso médico dificulta o diagnostico de pacientes com pressão descontrolada e a pressão alta é um dos principais fatores de doenças coronárias”, disse.

Sedentarismo, má alimentação e descontrole e estresse são as principais causas de incidências de problemas cardíacos.

Pessoas jovens tem sofridos de doenças cardíacas e em Santo Antônio de Jesus, nos últimos meses, adultos jovens entre 30 e 50 anos foram vítimas de mal súbito e infarto, para o médico cardiologista, muitos destes jovens sofrem de doenças genéticas, “distúrbios podem levar a arritmias ou o implante das coronárias podem não estar da forma normal levando ao problema e ao fazer um esforço sofre a isquemia, que é a dor. Pacientes jovens, atletas tem sofrido com a morte súbita que poderiam ser tratados”, completou.

Reportagem: Voz da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui