O que o chá de hibisco pode fazer pela sua saúde

0
6790
-Foto: Aleksandr Lychagin/ Thinkstockphotos/ Getty Images (/)
Foto: Aleksandr Lychagin/ Thinkstockphotos/ Getty Images (/)

O chá de hibisco é mesmo poderoso. Além de ter efeitos positivos no organismo, como estimular a queima de gordura corporal, facilitar a digestão, regularizar o intestino e combater a retenção de líquido, também pode ajudar no tratamento de algumas doenças. Mas antes de adicionar o chá de hibisco na rotina, consulte o seu médico!

Hipertensão

Considerando a alta evidência da população com hipertensão, o dano que causa à saúde e os efeitos colaterais dos remédios utilizados para o seu tratamento, um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology, em 1999, investigou os efeitos do chá de hibisco em homens e mulheres hipertensos. Os pesquisadores descobriram uma redução significativa da pressão arterial no grupo que bebeu o chá.

- Anúncio -

Diabetes

Outro estudo, desta vez Iraniano, de 2008, investigou como o hibisco afeta pacientes diabéticos tipo II com hipertensão leve. Os resultados mostram que os participantes do estudo que beberam uma infusão de hibisco duas vezes por dia teve efeitos positivos sobre a pressão arterial em comparação com aqueles que beberam apenas chá preto.

Cicatrização

Em um estudo publicado no ano passado, de Trinidad e Tobago, o hibisco foi misturado com a água potável e dado para ratos de laboratório, a fim de testar os seus efeitos na cicatrização de feridas dos mesmos. Os ratos que beberam a água com hibisco mostraram uma redução no tamanho da ferida e melhor cicatrização, em comparação aos que beberam água pura.

Doenças inflamatórias

Um estudo espanhol, feito em 2010, verificou que o hibisco contém polifenóis como antocianinas, que podem contribuir para a redução da inflamação no corpo. Assim, é considerado uma erva medicinal valiosa para o tratamento de doenças inflamatórias crônicas.

Colesterol

A síndrome metabólica é um distúrbio que triplica o risco de diabetes, infarto e obesidade. E uma pesquisa científica mexicana, de 2010, envolvendo pacientes com o distúrbio descobriu que tomar o chá de hibisco em pó resultou em uma diminuição na glicose e nos níveis de colesterol total no sangue.

Gota

Uma pesquisa realizada na Tailândia, em 2008, descobriu que o chá de hibisco ajuda na liberação de ácido úrico do corpo — em exagero, essa substância causa sofrimento às articulações, provocando dolorosas inflamações nas juntas. O ácido úrico excessivo pode desencadear fortes crises de dores em pessoas portadoras da gota, uma inflamação nas articulações.

Alerta: não tome durante a gravidez!

Existem algumas evidências de que o hibisco possa estimular a menstruação, por isso deve ser evitado quando se está grávida. Conduzido na Universidade de Guru Jambheshwar Ciência e Tecnologia na Índia, o estudo mostrou que o chá de hibisco pode interferir ainda na fertilidade da mulher. (Boa Forma)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui