Uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) resultou na apreensão de aproximadamente 975 quilos de alimentos impróprios para consumo humano, nesta quarta-feira (3), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Batizada de Operação Procedência, a ação teve como alvo estabelecimentos comerciais localizados no bairro de Itinga, suspeitos de produzir e comercializar produtos de origem animal sem autorização dos órgãos competentes e em desacordo com as normas sanitárias.
Durante as fiscalizações realizadas pela manhã, equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e técnicos da Adab identificaram diversas irregularidades sanitárias. As diligências foram ampliadas ao longo do dia e alcançaram outros dois estabelecimentos da mesma localidade.
- Vitória prepara espaço com telão para torcida sem ingresso na final da Copa do Nordeste
- "Liminar garante funcionamento dos supermercados apenas até as 14h no feriado de Corpus Christi em SAJ", afirma Sindicato dos Comerciários
- MPF e MPBA garantem consultoria independente para acompanhar impactos da Ponte Salvador-Itaparica
Nas novas inspeções, os fiscais encontraram uma grande quantidade de carnes, queijos e outros produtos de origem animal sem comprovação de procedência. Também foram constatados indícios de utilização de registros sanitários falsificados, além de condições inadequadas de armazenamento, conservação e higiene dos alimentos.
Ao final da operação, cerca de 975 quilos de produtos considerados impróprios para o consumo foram apreendidos. Todo o material foi encaminhado para inutilização e descarte, conforme os procedimentos administrativos previstos na legislação sanitária.
A ação contou ainda com o apoio operacional da Polícia Militar da Bahia, por meio da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (49ª CIPM), garantindo a segurança das equipes durante as fiscalizações.
Segundo os órgãos envolvidos, as investigações continuam para identificar os responsáveis pelas irregularidades e apurar possíveis crimes e infrações administrativas relacionados à comercialização clandestina de alimentos.
📲 Siga o @vozdabahia para mais notícias que conectam você à Bahia e Brasil.


