Outlook para iOS e Android permite usar voz para transcrever e-mails

Foto: Divulgação

Novidades de transcrição de áudio estão chegando aos aplicativos Outlook para aparelhos Android e iOS. Em breve, será possível escrever e-mails, agendar reuniões e realizar buscas por meio de comandos de voz com a assistente virtual Cortana. A distribuição do aprimoramento, anunciado pela Microsoft, ocorrerá aos poucos.

Assim que o ícone dedicado à tarefa aparecer, basta ativar a funcionalidade, que, inclusive, permite anexar arquivos (pois o Microsoft Graph exibirá os documentos mais relevantes). Depois, perguntas variadas auxiliarão o acesso a recursos diversos sem a necessidade de se executar outras ações.

“O lançamento permite a você ir além das simples notas, com transcrição de fala para texto em tempo real, assim como oferece destaque de texto sincronizado durante a reprodução [de áudio] e a capacidade de compartilhar seu conteúdo, exportando-o para os demais serviços e aplicações do Microsoft 365”, destaca a Sanjay Joshi, gerente de programa da equipe do Office Mobile.

Possibilidades e limitações

Administradores do Microsoft 365 também poderão se valer de uma nova API para o Scheduler Microsoft 365, habilitada como um serviço de back-end que permite agendar reuniões através de respostas de e-mail.

Segundo a big tech, com a ferramenta, profissionais podem responder colegas e, ao escreverem “Cortana, encontre um horário para a reunião na próxima semana”, por exemplo, o sistema cuidará de todo o resto, encaixando o compromisso no momento mais apropriado.

Por fim, voltando aos dispositivos móveis, as novas experiências – capazes de segmentar as fontes de áudio – chegarão primeiramente ao Microsoft Office para iOS. Depois, para Android versão 16.0.14026.20096 ou posterior.

No caso de ambos, apenas se configurados em inglês dos Estados Unidos, não havendo previsão de disponibilidade para o português brasileiro. (TecMundo)