Paciente recebe diagnóstico de possessão espiritual após consulta em hospital do Rio

-
A médica responsável não assinou o receituário (foto: Twitter/reprodução)

Uma pessoa que estava em um quadro de surto psiquiátrico recebeu o diagnóstico de “possessão espiritual” em uma unidade municipal de saúde do Rio de Janeiro. O caso aconteceu no último sábado (28) e foi relatado no Twitter por Pablo Nunes, coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes. 

O paciente é um familiar de Pablo Nunes que, revoltado com a situação, escreveu: “O deboche é tanto que a psiquiatra preencheu um receituário com os mantras que meu parente deveria recitar para “se livrar do espírito”. Não receitou remédio e muito menos assinou o receituário de mantras”. 

A médica responsável não assinou o receituário, mas prescreveu que o paciente repetisse 108 vezes um mantra recorrente na ioga, filosofia de origem indiana que se manifesta por meio de meditação e atividade física, seguindo uma sequência de posturas. 

“Ohm Namah Shivaya (108 vezes). Ho opono Pono. Asatoma Mantra”, é possível ler na receita recomendada na Coordenação de Emergência Regional da Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. 

(EstadodeMinas)