Páscoa: 5 dicas de nutricionista para comer chocolate sem culpa

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-Foto: Thomas Francois/Thinkstock/Getty Images
Foto: Thomas Francois/Thinkstock/Getty Images

“Quem acha que chocolate só traz celulites e gordurinhas extras está enganado!”, afirma a nutricionista Gabriela Zugliani, especializada em nutrição ortomolecular e esportiva. Então, bora se jogar nos ovos de Páscoa, certo? Calma! Para tirar proveito dos benefícios do doce mais popular desta época do ano, é preciso saber como e quando consumi-lo. E vale a pena aderir ao autocontrole. “O chocolate melhora o humor, combate depressão e ansiedade e é altamente energético”, revela a nutricionista. A seguir, confira alguns conselhos da especialista de como aproveitar a data em paz com a balança:

1.  Aposte no chocolate certo

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O ideal é optar pela versão amarga, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e maior teor de antioxidantes. Se não curtir essas opções, prefira o tipo ao leite. “Normalmente, ele possui mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo”, explica Gabriela. Se está esperando pelos benefícios do chocolate branco, aí vêm más notícias: ele não possui cacau e nem substâncias antioxidantes.

2.  Atenção às versões diet

“Eles são indicados para pacientes com diabetes, que têm restrição ao consumo de açúcar”, afirma a nutricionista. Então, se o seu objetivo é perder peso, nada de se lambuzar com essas guloseimas. “Não é recomendado para pessoas que desejam emagrecer, já que o açúcar é substituído por gordura na composição, aumentando seu valor calórico”, explica Zugliani.

3. Controle-se no mercado e à mesa

Evite comprar – e comer – grandes quantidades de chocolate apenas por empolgação. Vale mais consumir uma pequena porção de boa qualidade. “Algumas pessoas podem ter enxaqueca por sensibilidade ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate”, alerta a especialista. Em excesso, o doce do cacau pode causar diarreia. Além disso, ele contém gorduras saturada e hidrogenada, que prejudicam o coração e contribuem para o aumento da acne”, alerta Gabriela.

4.  Espere a sobremesa

“Comer chocolate com o estômago vazio faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e, quando essas taxas caem, a fome vem ainda mais forte”, informa. Por isso, aposte em uma refeição rica em proteínas e fibras e, só depois, deguste seu chocolatinho. “O indicado é consumir até 10g de chocolate meio amargo ao dia”, salienta a nutricionista.

5.  Menos é mais

Escolhas menores são mais inteligentes. Um ovo de Páscoa de tamanho grande pode ter até 1.075 calorias, enquanto os pequenos têm cerca de 72 calorias. “O cérebro não diferencia a quantidade de chocolate consumida. A liberação de serotonina, o hormônio da felicidade, é a mesma”, garante a especialista. (Boa Forma)


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