Os preços dos produtos mais procurados pelos consumidores durante a semana da Páscoa registraram queda média de 0,43% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (14) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora o recuo médio tenha sido observado, a análise mostrou que dos 11 itens avaliados, seis tiveram aumento nos preços e cinco apresentaram queda. Entre os produtos que ficaram mais baratos estão a batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%), tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e pescados (-0,2%).
Já as maiores altas foram registradas no alho (26,3%), chocolate em barra e bombons (18,5%), chocolate e achocolatados em pó (15,1%), azeitona (13,2%), ovo de galinha (13,2%) e azeite de oliva (12,6%).
Segundo a FecomercioSP, a elevação nos preços dos chocolates, um dos produtos mais procurados durante a Páscoa, foi influenciada pela quebra de safra de cacau em grandes produtores internacionais, como Gana, o que impactou os valores no mercado global.
Apesar das oscilações, a expectativa da entidade para o desempenho do comércio no período é positiva. A projeção é de que os supermercados paulistas registrem um crescimento de 5% no faturamento de abril em relação ao mesmo mês do ano anterior.
De acordo com a FecomercioSP, além da movimentação típica da Páscoa, fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, o aumento da renda e a ampliação do crédito também devem impulsionar as vendas no setor.