Mais da metade das brasileiras que já tiveram relacionamento com homens afirma ter sofrido algum tipo de violência praticada por parceiro ou ex-parceiro. É o que revela a pesquisa 20 anos da Lei Maria da Penha: percepção da sociedade brasileira, divulgada nesta quarta-feira (29) pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva.
Segundo o levantamento, 54% das mulheres relataram ter sido vítimas de violência, enquanto apenas 11% dos homens reconheceram ter cometido algum tipo de agressão. A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país.
A violência psicológica foi a forma de agressão mais citada, mencionada por 42% das vítimas, seguida pela violência física, com 25%. Para 82% das mulheres entrevistadas, a Lei Maria da Penha, sozinha, não é suficiente para enfrentar a violência doméstica, apesar de ser amplamente conhecida pela população.
- Ventania deixa mais de 500 mil imóveis sem energia e provoca transtornos no Rio de Janeiro
- Universidades federais têm até sábado para aderir a programa que cria cuidotecas para filhos de estudantes e servidores
- Polícia da Bolívia apreende 189 kg de ouro avaliados em mais de R$ 120 milhões, em jatinho de empresário brasileiro
O estudo também aponta que a sensação de impunidade e a demora da Justiça estão entre os principais fatores que dificultam as denúncias. Em 2025, a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) registrou mais de 1 milhão de atendimentos e cerca de 155 mil denúncias de violência.
📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações.
🌐 Acesse vozdabahia.com.br





