Pesquisas indicam uma possível vitória de Lula no 1° turno

Jair Bolsonaro e Lula / Foto: Reprodução

As eleições deste ano podem ser decididas já no 1° turno, indica levantamento do Poder360. Das 6 últimas pesquisas eleitorais, 5 mostram a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer já em 2 de outubro.

Em 2 estudos –Genial/Quaest e Datafolha– Lula vence fora da margem de erro já no 1º turno. Outros 3 –XP/Ipespe, BTG Pactual/FSB e PoderData– indicam empate técnico entre as intenções de voto de Lula com a soma dos percentuais dos demais pré-candidatos, dentro da margem de erro. No Paraná Pesquisas, a distância é maior e haveria 2º turno.

O Poder360 considerou os últimos levantamentos divulgados por PoderData, Quaest, FSB, Ipespe, Paraná Pesquisas e Datafolha. No Brasil, para ser eleito no 1º turno o candidato precisa receber, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos. Em suma, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados (não são considerados nesse cálculo os votos brancos e nulos).

PODERDATA

Pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de junho de 2022 mostra que o ex-presidente Lula lidera a corrida eleitoral com 44% das intenções de voto. A distância entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (PL) é de 10 pontos percentuais no 1° turno.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 19 a 21 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

Poder Data 360