Pilão Arcado: Grupo de 34 operários da Andrade Gutierrez testa positivo para covid-19

-
Foto: Reprodução / Bahia no Ar

Um grupo de 34 trabalhadores que atua em um canteiro de obras de energia em Pilão Arcado, no Sertão do São Francisco, testou positivo para o novo coronavírus. Segundo o Portal do Cerrado, o fato ocorreu após um funcionário da empreiteira Andrade Gutierrez, responsável pela obra, morrer em um hospital de Buritirama, no oeste, com diagnóstico de coronavírus. O óbito ocorreu no domingo (24) com a confirmação da doença e das informações da vítima pela prefeitura de Buritirama. A empreiteira também confirmou o óbito e os testes positivos para a covid-19 nos 34 trabalhadores.

Em nota, a Andrade Gutierrez disse que o funcionário comunicou os sintomas iniciais à equipe médica do consórcio no próprio domingo. O homem teria sido encaminhado imediatamente à unidade de saúde onde foi internado. No entanto, “apresentou uma rápida piora, indo a óbito por volta das 17h00 do mesmo dia”, diz trecho da nota. Ainda segundo o site, as últimas informações sobre os 34 trabalhadores que contraíram a covid-19, é que o quadro de saúde deles é estável, com sintomas leves, sem necessidade de internamento. O grupo já teria sido transferido para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lourdes, na mesma região de Pilão Arcado e Barreiras, no oeste. 

No final de abril, uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu ganho de causa à empresa Equatorial Transmissora, contratada pela Andrade Gutierrez, em uma ação contra a prefeitura de Campo Alegre de Lourdes. A empresa pediu ao TJ-BA que as obras em linhas de transmissão de energia no município não fossem paralisadas por conta das restrições em meio à pandemia. A empresa alegava prestar serviço essencial e foi atendida. 

Em 2017, a Equatorial venceu um leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim deve operar por 30 anos a concessão de fornecimento de energia elétrica que atravessa nove municípios, entre Buritirama, na Bahia, até Queimada Nova, no Piauí, em um raio de 380 quilômetros. (BN)