Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe o uso de “pistolas de água” durante o carnaval e outras e festas de rua na Bahia. A informação foi confirmada ao bahia.ba pela assessoria da deputada estadual Olívia Santana, autora do projeto.
Segundo a assessoria, o projeto será encaminhado para sanção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Entenda
O projeto foi sugerido após uma mulher ser encurralada e agredida por integrantes do bloco “As Muquiranas”, que costumam usar o objeto no desfile do trio. Em vídeos divulgados, As Muquiranas não a deixavam sair da roda formada por eles.
Quando enviou o projeto, a deputada chegou a comentar que essa “é a forma da Assembleia Legislativa da Bahia contribuir com a paz no Carnaval, porque nós queremos é garantir que a brincadeira do carnaval aconteça, a diversão aconteça e sem que aconteça o bullying. Não tem que ter espaço para o bullying no carnaval […] É algo que a gente não pode continuar fazendo vistas grossas. Então eu apresentei o projeto e estou muito otimista”, disse a deputada, na época em que o projeto foi encaminhado.
Na época, a diretoria do bloco repudiou a ação e chegou a publicar uma nota aberta para se defender das críticas sobre os episódios de assédio e vandalismo envolvendo foliões associados. “Somos contra todo e qualquer tipo de violência, preconceito e assédio”. (bahia.ba)