Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) prenderam, em Belford Roxo, a coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme, Adriana Vargas dos Anjos, por suspeita de envolvimento na emissão de laudos falsos que resultaram na contaminação por HIV de pacientes transplantados. A prisão ocorreu no domingo (20) e é parte da segunda fase da “Operação Verum”, que já havia resultado na detenção de um técnico de laboratório na semana anterior.
As investigações indicam que houve uma falha no controle de qualidade dos testes realizados no laboratório, motivada pela ordem de Adriana para economizar custos. Isso resultou na mudança da frequência das análises, que passaram a ser feitas semanalmente em vez de diariamente, comprometendo a precisão dos resultados. Durante os depoimentos, um ex-sócio do laboratório também foi ouvido, mas liberado posteriormente.
Até o momento, o Laboratório PCS Saleme e seus responsáveis já enfrentam diversas ações indenizatórias por danos morais e materiais, devido à emissão de laudos com resultados falsos, que afetaram até mesmo crianças. O Ministério Público do Rio de Janeiro destacou que a conduta da empresa demonstra uma grave indiferença pela vida e saúde dos pacientes, aumentando a preocupação sobre a qualidade dos serviços prestados.
- Ao lançar as obras da Ponte Salvador-Itaparica, Lula diz que a ilha "ainda não foi dominada pelo crime organizado" e que é possível "dormir com a janela aberta"
- Prefeito de Itaparica destaca investimentos e diz que presença de Lula confirma que ponte "é uma realidade"
- Caminhão tomba sobre carro em Salvador e deixa motorista ferido
Com a evolução das investigações, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) decidiu desmembrar o inquérito que apura os laudos falsos e abriu uma nova investigação para examinar o processo de contratação do laboratório. A TV Globo ainda não conseguiu contatar a defesa de Adriana para comentar o caso.





