População organiza cortejo fúnebre para homenagear cachorro em Cruz das Almas

Além da cerimônia, animal também será enterrado em caixão

Foto: Reprodução

A morte de um cachorro causou uma grande comoção na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia. Conhecido como Gordo, o pet vivia nas ruas e era amado pela população.

Para marcar a despedida e homenagear o animal, os moradores do município organizaram um cortejo fúnebre e um sepultamento para ele, com direito a caixão, flores e camisa com foto dele, nesta quarta-feira (9).

Segundo um perfil criado no Instagram para o cachorro, Gordo foi diagnosticado com insuficiência renal. Ele chegou a ficar internado alguns dias no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que funciona na cidade, mas não resistiu.

O animal morreu na terça-feira (8). Em um vídeo postado na rede social, a cuidadora de animais Karina Brito, que estava responsável por Gordo, deu a notícia.

Em um triste relato, Karina contou que Gordo tinha virado uma “estrelinha” e anunciou que iria viabilizar as cerimônias em homenagem a ele, enquanto chorava.

“Nosso gordo se foi, virou estrelinha. Recebi agora a notícia da diretora do Hospital Veterinário. Estou indo para lá, tomar todas as providência para que ele tenha dignidade. Que ele tenha um enterro digno, porque ele merece”, disse.

Horas depois, a cuidadora de animais confirmou o sepultamento e convocou os seguidores. “Já fui lá me despedir do Gordinho. Ele teve dignidade. Eu estou aqui correndo atrás. Já está tudo certo para nós fazermos o cortejo fúnebre, porque ele merece e ele vai ter. Ele vai ter caixãozinho. A Superintendência de Trânsito já liberou o carro. Nós vamos passar com ele nas ruas da cidade. E agora eu estou correndo atrás do caixãozinho. Quero todos vocês lá acompanhando o enterro do gordo”.

A homenagem está marcada para acontecer às 15h desta quarta-feira e deve reunir dezenas de pessoas no município. Nas redes sociais, as mensagens de luto pela morte de Gordo se acumularam. Várias pessoas postaram mensagem lamentando a perda do animal.

“Ele merece. Ainda merece uma estátua na praça. Espero que o prefeito da cidade reconheça”, escreveu um morador. “Que pena, era um dog bem dócil e alegre”, pontuou outro.

De acordo com um morador da cidade que também conheceu Gordo e acompanhou a situação, o animal vivia em eventos, com a população, e era considerado um patrimônio local.

“Onde tinha aglomeração de pessoas, de repente ele aparecia. Tinha um funeral, um cortejo fúnebre, ele aparecia. Missa na igreja, lá estava ele. Tinha uma festa, ele estava lá no meio da multidão. Então, era muito engraçado. Durante muito tempo ele esteve com os cruzalmense, que cuidavam dele na rua”, disse Edisandro Barbosa ao iBahia.

(iBahia)

google news