Porto Seguro: Jubarte de 1t é encontrada morta; Bahia já tem 15 encalhes em 2019

0
54
-
Foto: Reprodução / Secretaria do Meio Ambiente de Porto Seguro

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, nesta quarta-feira (11). O animal, de cerca de 1 tonelada e 4,5 metros, foi achado na Praia do Nativo. A suspeita é que o animal veio a óbito por uma infecção no cordão umbilical logo após ter nascido. Segundo o médico veterinário Milton Marcondes e coordenador do Projeto Baleia Jubarte, com o encalhe em Trancoso, já são 15 as jubartes encontradas mortas no litoral baiano neste ano. Em todo país, já são 45.

O animal foi retirado da praia por meio da secretaria de meio ambiente de Porto Seguro e de policiais militares do 8° Batalhão da PM. Ainda segundo o veterinário, a fase de nascimento é uma das mais sensíveis da espécie. “É quando o animal ainda não tem o sistema imunológico formado, o que em caso de separação da mãe ainda deixa o animal mais vulnerável ainda”, explica Fernandes.

- Anúncio -

As jubartes saem do Polo Sul para as águas brasileiras em busca de águas mais quentes. Ficam por aqui entre julho e novembro. “Na costa brasileira, esses animais realizam três fases importantes, que são o acasalamento, a reprodução e a amamentação. Como a gestação é de 11 meses e meio, elas acasalam aqui, voltam para a Antártida e depois retornam para cá para se reproduzir”, descreveu.

PRADO

Em Prado, no extremo sul, uma baleia da espécie cachalote pigmeu foi achada na praia de Corumbau. A carcaça do animal, de menor porte que as da espécie jubarte, foi cortada em dois pedaços para remoção. Uma necropsia do animal é feita nesta quinta-feira (12).

Cachalote pigmeu / Foto: Reprodução / Projeto Baleia Jubarte


(Bahia Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui