O São João de Laje será realizado em apenas dois dias este ano. A decisão, anunciada pela prefeita Jaci Reis, foi justificada como uma medida de responsabilidade fiscal, priorizando compromissos essenciais da gestão, como o pagamento em dia dos servidores, a qualidade da merenda escolar e o apoio ao homem e à mulher do campo.
“Como uma boa nordestina, também tenho amor pela nossa cultura. Mas, como prefeita, o que me move neste momento é a responsabilidade”, afirmou Jaci.
Ela destacou que a escolha foi pensada, discutida e tomada com franqueza. “Não vou sacrificar as contas do município por vaidade ou pressão.”
A gestora questionou os impactos de um evento mais extenso: “Vale a pena fazer quatro dias de festa e depois faltar com a merenda na escola? Vale a pena gastar alto com atrações e atrasar o pagamento dos servidores ou fornecedores?”
Segundo Jaci, a gestão tem como prioridade garantir serviços públicos funcionando com qualidade. “Estamos melhorando estradas rurais, cuidando da saúde, da assistência social, mantendo os salários pagos e os compromissos honrados”, declarou.
Apesar da redução nos dias de festa, a prefeita garantiu que o São João será alegre, seguro e com a cidade organizada para receber a população. “Dois dias que representarão o orgulho do nosso povo e a força da nossa tradição, mas com os pés no chão, porque o verdadeiro São João se faz também com dignidade, respeito e cuidado com o futuro da nossa gente.”
A gestora concluiu pedindo o entendimento dos moradores e reforçando o compromisso com uma gestão consciente: “Vamos fazer juntos um São João de consciência tranquila e total responsabilidade.”