Prefeita de Monte Santo diz que irmão atirou em homem em ‘legítima defesa’

Após uma discussão entre os dois, Gilvan saiu do carro e retornou com uma arma de fogo e disparou contra a vítima.

Reprodução/Redes sociais

A prefeita de Monte Santo, na Bahia, Silvana Matos (PSB), se pronunciou na tarde desta segunda-feira (12) após seu irmão, Josué Matos, atirar contra um homem em uma praça pública do município neste domingo (11) após briga política. De acordo com a prefeita, o irmão agiu em “legítima defesa”. As informações são do portal Monte Santo.

Segundo testemunhas, Ivan Matos, vítima do crime, votou em Silvana nas eleições de 2020, e fazia críticas constantes à gestão, demonstrando insatisfação. Após uma discussão entre os dois, Gilvan saiu do carro e retornou com uma arma de fogo e disparou contra a vítima.

Em comunicado, a prefeita afirmou que a decisão foi o meio necessário para repelir a atitude da vítima, vista como crítica ferrenha da gestão municipal. Silvana alegou que o irmão “estava retornando da zona rural quando avistou Gilvan, na esquina de sua casa, com uma arma de fogo apontando em sua direção”.

Como forma de proteção, Josué teria atirado contra a vítima, em frente a testemunhas. Ainda de acordo com a gestora, após “repelir a injusta agressão”, o irmão solicitou atendimento médico. O homem foi levado ainda com vida ao hospital. Não há informações sobre seu estado de saúde.

“Gilvan vinha reiteradamente proferindo diversas ameaças à prefeita, ao presidente da Câmara, Bira do Valtinho, e aos demais integrantes do grupo político liderado pela prefeita, chegando a afirmar que ‘a prefeita subiria ao palco no dia 28 [data da tradicional festa de São Pedro, no Povoado de Lagoa das Pedras], mas não desceria’”, diz trecho de nota.

O comunicado ainda diz que o episódio não teve ligação com a política local e enfatizou que José Matos agiu para preservar a “própria integridade”.

Veja nota na íntegra:

Nota

A 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior da Polícia Civil investiga o ocorrido e está em busca do autor dos disparos. (BNews)

google news