Prefeito afirma que o Centro de Testagem em S. A. de Jesus tem mais de 2 mil testes rápidos

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (26), o prefeito Rogério Andrade (PSD) esteve presente no Programa Meio-Dia e Meia, na live do Voz Da Bahia e esclareceu como anda o funcionamento do Centro de Testagem no município de Santo Antônio de Jesus.

Rogério afirma que o Centro já está em funcionamento desde o último dia 18, “nós recebemos 2.160 testes rápidos e funcionamos diariamente. Já fizemos alguns testes rápidos, desses testes que foram realizados, todos eles deram negativo e também nós temos um conhecimento de que o IBOPE fez uma pesquisa aqui na nossa cidade onde realizou também alguns testes articulado com Universidade Federal de Pelotas, com autorização do Ministério da Saúde, e foram mais 82 testes feitos na nossa cidade, onde todos deram negativo. Existe todo um critério para que as pessoas tenham acesso a esses testes, porque nós não temos testes para todas as pessoas”, revela.

Ainda sobre o Centro de Testagem, Rogério afirma que foi feita uma nova licitação para aquisição de mais testes do covid-19, “estamos aguardando o fechamento dessa licitação. Quem deve fazer os testes rápidos de acordo com Ministério da Saúde são: os profissionais de saúde e segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão, pessoas que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde e/ou segurança pública em atividade, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de condições de risco para complicações da Covid-19 e a população economicamente ativa, então tem todos esses critérios, porque que de repente alguém pode dizer que esteve na Central e não conseguiu ser testado. Já que não tem teste para toda a população, nem aqui e nem em nenhum lugar do Brasil, então existe esse critério para esses testes rápidos. Ainda existe critérios para realizar o PCR, que é a metodologia “padrão-ouro” capaz de detectar a presença do vírus nos pacientes, são eles: pacientes internados covid-19, pacientes com síndrome respiratória grave mesmo que não internados, profissionais de saúde com síndrome gripal suspeito de covid-19 ou que teria o contato com casos confirmados de covid-19 mesmos os assintomáticos, pacientes que foram a óbitos com suspeitas de covid-19 cuja coleta não pode ter sido realizada em vida, indivíduos institucionalizados durante investigação do surto de coronavírus, exemplo, pessoas que vivem em instituições de idosos de longa permanência e presidiários, então são critérios importantes para que a gente possa informar a população”, relata.

O gestor ainda esclarece que a Central de Testagem fica localizada na Rua Jovino Amâncio, “hoje a marcação não funciona só como Central de Regulação, mas montamos uma Central de Monitoramento de pessoas com sintomas e assintomáticas”, revelou.

google news