Prefeito de Cuiabá proíbe uso de linguagem neutra em eventos da gestão municipal

Medida foi anunciada após polêmica envolvendo conferência de saúde; proposta para barrar linguagem neutra em escolas e documentos já tramita na Câmara

Foto: Reprodução

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou a proibição do uso da linguagem neutra em eventos organizados pela administração municipal. A decisão ocorre após uma polêmica durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde, quando o gestor interrompeu uma professora que utilizava a expressão “todes” durante sua fala.

A professora Maria Inês Barbosa deixou o local após relatar comportamento autoritário por parte do prefeito. Participantes do evento criticaram a atitude de Brunini, que rebateu afirmando que não reconhece o uso de pronomes neutros em espaços oficiais da prefeitura.

“Todes não existe. Todas as pessoas existem, todes não. […] É uma palavra que não existe na Língua Portuguesa. Qual o dicionário está escrito ‘todes’?”, questionou o prefeito. Em complemento, Brunini declarou que a conferência, sendo custeada pelo município, não deveria ser usada como espaço de “militância do pronome neutro”.

A repercussão gerou desdobramentos na Câmara Municipal. O vereador Rafael Ranalli (PL), que também é policial federal, apresentou um projeto de lei que pretende proibir o uso da chamada linguagem neutra ou não binária em documentos oficiais da prefeitura e nas escolas da rede municipal.

google news
senac