A Prefeitura de Camaçari oficializou, nesta sexta-feira (30), a autorização para o início da operação emergencial do transporte público coletivo no município. A medida foi confirmada durante ato no auditório da Secretaria de Governo (Segov), com a assinatura da ordem de serviço que permite à empresa responsável iniciar a mobilização da frota.
O sistema, considerado temporário, deverá começar a operar em até 20 dias e alcançará, gradativamente, 100% da frota dentro de 30 dias. Serão 28 roteiros que cobrirão 47 localidades entre sede, orla e zona rural, com circulação dos veículos de segunda a domingo, incluindo feriados.
A frota será composta por 45 veículos – 30 ônibus convencionais e 15 micro-ônibus – todos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs).
Durante o período emergencial, a tarifa permanecerá inalterada: R$ 5 na sede, R$ 5,30 para a Orla 1 (Arembepe, Jauá e Abrantes) e R$ 7 para a Orla 2 (Barra do Pojuca a Barra do Jacuípe). Crianças de até cinco anos seguirão isentas de pagamento, assim como idosos, PCDs e outros grupos contemplados por legislação específica.
O sistema também adotará bilhetagem eletrônica, com previsão inicial de emissão de 45 mil cartões de passagem, além de identificação padronizada dos veículos e fiscalização contínua pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). A operação contará com uma central de monitoramento que permitirá o rastreamento em tempo real dos ônibus.
O transporte público estava paralisado em Camaçari desde novembro de 2024, após o fim do contrato anterior sem renovação. Desde o início de 2025, a atual gestão vem adotando medidas para resolver o problema, entre elas o envio à Câmara Municipal do projeto de lei nº 1.175/2025, que institui subsídio à operação do serviço. O texto foi aprovado por unanimidade.
O prefeito Luiz Caetano destacou que o contrato emergencial terá validade de seis meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Paralelamente, o município iniciará o processo de concessão para definir o futuro modelo permanente do transporte coletivo.