Prefeitura de SAJ envia nota de esclarecimento onde afirma que não há omissão nas informações de óbito nos boletins epidemiológicos

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SANTO ANTÔNIO DE JESUS

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus através da Vigilância Epidemiológica (VIEP) vem a público esclarecer que não há qualquer omissão, obscuridade ou contradição de quaisquer informações referente à COVID-19, principalmente relacionada a ÓBITOS.
Infelizmente, alguns meios midiáticos locais circularam informações sem apuração dos fatos.

Informamos que existem critérios para o lançamento dos óbitos no boletim diário municipal, sendo necessário o recebimento da Declaração de Óbito (DO) corretamente preenchida/atestada pelo profissional médico, e posteriormente, as informações entram no sistema como dados do município.

Informamos que o óbito ocorrido no dia 09/05/2021 no Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, paciente do sexo feminino, 76 anos, com comorbidades associadas, não foi divulgado no boletim municipal pois o preenchimento da DO realizada pelo hospital estava incorreto, constando um outro município de residência. Imediatamente o Núcleo Regional de Saúde foi acionado pela VIEP municipal, a viabilizar junto ao município de ocorrência a retificação dos dados, sendo que esse processo não é imediato, e pode levar alguns dias.

Assim que a DO retificada pelo hospital responsável for encaminhada para à VIEP, o óbito será lançado no boletim do município, levando em conta o compromisso técnico-cientifico da equipe profissional.

ASCOM