Prefeitura decide manter pé de cajá no meio de avenida e instala lombadas

Anderson Vieira / Prefeitura de Paraíso do Tocantins (TO)

No meio do caminho tinha uma árvore. Para quem resolver passar pela Avenida Piracicaba, na cidade de Paraíso do Tocantins (TO), essa vai ser uma constante. O local recebeu asfaltamento recentemente e exigiu que a prefeitura tomasse uma decisão difícil: manter a via livre para os carros ou preservar o cajazeiro, que já é considerado um símbolo para os moradores da região. Dessa vez, a natureza venceu a civilização. O pé de cajá, que tem uma idade estimada de 30 anos, foi mantido no local.

Para os pouco mais de 50 mil habitantes deste município do Vale do Araguaia, no Tocantins, vale a pena fazer algumas adaptações para que homem e natureza possam conviver. Para preservar a árvore e evitar possíveis acidentes, duas lombadas foram instaladas em ambos os sentidos da via, para que os motoristas diminuam a velocidade ao passar pela avenida, além de uma linha com tachões iluminadores que refletem no escuro, para ajudar na visibilidade noturna.

A medida, apesar de incomum, tem o apoio da população, segundo a prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura do município afirma que as obras ainda não acabaram. “Será construído um canteiro em volta do pé de cajá onde serão plantadas algumas flores para valorizar e evidenciar ainda mais a árvore”, informa o secretário Ubiratan Carvalho. (O Tempo)

google news