A preparação dos estudantes da rede estadual da Bahia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entra na reta final, com reforço nas atividades de revisão e iniciativas de acolhimento emocional. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) intensificou as ações por meio dos programas Universidade para Todos (UPT) e Tô com Você no Enem.
Segundo o secretário estadual da Educação, Marcius Gomes, a preparação ocorre durante todo o ano e é intensificada nas semanas que antecedem as provas, com aulões de diferentes componentes curriculares, orientações sobre bem-estar emocional, técnicas de relaxamento e estratégias para controlar a ansiedade.
A programação também inclui apoio logístico nos dias do exame. De acordo com a SEC, equipes da pasta estarão em pontos de acesso aos locais de prova, com distribuição de kits com materiais essenciais, lanches e recepção motivacional antes do fechamento dos portões.
Universidade para Todos amplia preparação
O programa Universidade para Todos (UPT) intensificará a rotina de estudos em parceria com as universidades estaduais da Bahia: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Entre as atividades previstas estão encontros preparatórios semanais para moradores da região de São Gonçalo, em Salvador. As aulas começam no dia 15 de outubro, das 18h30 às 21h, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em uma parceria entre o UPT, a UNEB e lideranças do centro religioso.
A coordenadora-geral do UPT, Patrícia Machado, afirmou que a proposta é combinar a revisão dos conteúdos com o cuidado emocional dos estudantes, fortalecendo a confiança dos candidatos para o exame.
As aulas regulares do UPT começaram em abril e seguem até novembro, com duração de oito meses. Neste ano, o programa registrou 18.258 matrículas em 231 municípios baianos.
Aulões e revisões em municípios baianos
Em agosto, mais de 4 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio participaram do Aulão Prepara Enem, realizado na Concha Acústica, em Salvador.
No mês seguinte, cerca de 2 mil alunos de escolas estaduais dos territórios de identidade do Velho Chico, das Bacias do Rio Corrente e do Rio Grande, no oeste baiano, participaram de um aulão preparatório promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a SEC, no campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Outra iniciativa foi o Circuito Enem, que integrou o Plano de Mobilização Enem 2026 e levou revisões a 65 unidades escolares de 45 municípios. As atividades ocorreram em agosto, com aulas ministradas por monitores, graduandos e pós-graduandos das quatro universidades estaduais baianas.
📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações.
🌐 Acesse vozdabahia.com.br





