Presidente do CMS diz que SAJ não está preparada: “não há leito de UTI se houver paciente com Covid-19”

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus/ Foto: Voz da Bahia

O presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus), José Brito Santos, popular Zé Brito, faz uma revelação ao apontar: “se o município tiver uma pandemia do Covid-19, não estar preparado para socorrer a população”.

SEM EQUIPAMENTOS:

Zé Brito, explicita que não há se quer um equipamento para socorrer os pacientes, “Santo Antônio de Jesus não está preparada em momento nenhum, não tem um equipamento se quer preparado para o Covid-19, o que poderia acontecer no caso de um agravamento?, questiona.

ESPAÇOS:

O presidente ainda dá uma dica na sua pergunta anterior: “caso piorasse a situação, era montar aparelhos: no Ginásio de Esportes, no Estádio Municipal, até dentro da própria UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”.

NÃO HÁ LEITOS DE UTI:

José ainda revela que não camas sobrando de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais da cidade, “30 leitos de UTI do HRSAJ (Hospital Regional), 10 leitos de UTI SUS (Sistema Único de Saúde) no Luiz Argolo e mais 20 leitos de UTI na rede privada que é no INCAR, então veja só, nós só temos 40 leitos de UTI na rede SUS. Em nenhum momento nós encontramos uma UTI dessas vagas para se colocar alguém, é tanto que a gente aqui ‘mendigou’ tanto tempo no Conselho Municipal de Saúde, pedindo a um e a outro transferência de pessoas para Salvador, nós não temos UTI sobrando em Santo Antônio de Jesus. Deus nos livre e guarde, mais se tiver 2 ou 3 pessoas no município precisando de um leito de UTI do Covid-19, nós não vamos ter aonde colocar, por que não pode-se misturar paciente com Covid com os demais e não vamos ter sobrando“, revelou.

“REVELAÇÃO”:

Brito ainda desabafa ao dizer que o município até hoje não fez nada, “não tem nada para que venha nos tranquilizar, não tem um leito de UTI separado para atender um paciente com Covid-19. Se existir muitos casos por aqui, é o governo utilizar: o Ginásio de Esportes, um prédio desocupado no Centro da cidade para fazer um hospital de campanha. Santo Antônio de Jesus não está aparelhada para isso. O primeiro caso de Covid-19, se alguém precisar ser entubado e internado em uma UTI não tem, as pessoas precisam saber disso”, fala.

EPIs:

O representante do Conselho ainda reclamou da falta de distribuição dos EPIs (equipamentos de proteção individual) aos agentes, “o município não está comprando os kits para poder os agentes comunitários trabalhar, eles estão adquirindo do próprio bolso as proteções, pois a prefeitura não está fornecendo, imagine os leitos de UTI”, expôs.

Redação: Voz da Bahia

google news