Primeira paróquia do mundo dedicada a Santa Dulce dos Pobres é criada em Salvador

0
178
-
Paróquia Santa Dulce dos Pobres fica no bairro do Saboeiro, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/ G1

Dezenas de fiéis participaram da missa de criação da Paróquia Santa Dulce dos Pobres – a primeira dedicada à santa no mundo -, no bairro do Saboeiro, em Salvador, na manhã deste domingo (13). Há muitas famílias, crianças e moradores da comunidade.

Os devotos começaram a chegar no local por volta das 4h30 para assistir a transmissão de canonização de Irmã Dulce, que ocorreu no Vaticano, também neste domingo.

- Anúncio -

Umas das presentes foi a estudante Thaís de Oliveira. Aos 18 anos, contou que sempre acreditou neste momento e que segue os ensinamentos de Dulce depois de perceber que o amor pregado pela santa pode mudar o mundo.

“Eu acompanho os ensinamentos de Dulce desde pequena, quando minha mãe começou a me trazer para igreja. Eu sempre acreditei que ela seria canonizada, e isso está acontecendo. Eu acredito nela pelo amor. Dulce no ensina amar. Na nossa realidade atual, há pouco amor. E o amor a Irmã Dulce pode mudar o mundo”, contou.

Muitos fiéis ficaram emocionados quando o Papa Francisco fazia a homilia (pregação). A paróquia foi tomada pelo silêncio. Alguns devotos chegaram a chorar.

Após a canonização, já às 7h30, o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho entrou na igreja carregando um relicário que traz fragmentos dos ossos da santa. O momento foi bastante aplaudido pelos fiéis. A relíquia vai ficar na paróquia.

A missa só foi iniciada as 7h54, após a canonização, quando o bispo voltou a entrar na igreja, agora acompanhado por uma pequena procissão.

A capela já existia há, pelo menos 40 anos, e abrigava celebrações da Comunidade Santíssimo Sacramento. A partir deste domingo, passa a ser a paróquia oficial da santa baiana, chamada Paróquia Santa Dulce dos Pobres.

“Esse momento significa que, a partir de agora, a Arquidiciose de São Salvador da Bahia tem uma paróquia dedicada a Dulce. Isso é um domingo de comunhão. Os santos são nossos amigos. Eles oram por nós, intercedem por nós”, disse o bispo Dom Estevam dos Santos Silva Filho .

O decreto que confirmou a criação da paróquia, foi lido pelo padre Carlos Augusto da Cruz Silva, as 8h03. A leitura levou pouco mais que três minutos e foi seguida da entrada, mais uma vez, da relíquia de Irmã Dulce. (G1 Bahia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui