Programa vai financiar agricultura irrigada no Nordeste

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nesta quinta-feira (29) o Programa de Fomento à Agricultura Irrigada do Nordeste (Profinor). O programa val alocar R$ 900 milhões, entre este ano e 2024, tendo como agente finaceiro o Banco do Nordeste (BNB).

Segundo a instituição financeira, os recursos apoiarão a melhoria de 80 mil hectares irrigados e 8 mil hectares terão os sistemas modernizados. Outra meta é a regularização fundiária de 150 mil propriedades rurais.

Para a ministra Tereza Cristina, “as terras abundantes e de qualidade do Nordeste, associadas à alta luminosidade da Região, são elementos positivos para o uso da ciência, da tecnologia e da irrigação no processo de desenvolvimento do Nordeste”. Segundo a ministra, “o Nordeste tem capacidade para se autoabastecer e ainda para exportar para outros países através do grande portão do Atlântico”.

Já o presidente do BNB, Romildo Rolim, destacou a importância do Profinor para o Nordeste e garantiu “o compromisso do Banco em tornar realidade o programa, eliminando os gargalos e encontrando as soluções para melhorar a eficiência e a produtividade dos produtores rurais, sobretudo levando o crédito para a ponta”. O Nordeste reúne 26% da área irrigada do Brasil.

Ainda segundo o BNB, o Profinor utilizará recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), oferecendo prazos mais longos e menores taxas, por meio de linhas de financiamento já existentes (FNE Irrigação, FNE Rural, FNE Aquipesca, FNE Verde, FNE Inovação, FNE Sol e FNE Água). (bahia.ba)