Público nos estádios não será liberado nessa semana, diz Rui Costa

Foto : Divulgação

O torcedor baiano terá de esperar mais um pouco para ver os jogos dos seus times nos estádios. Na manhã desta segunda-feira (27), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que ainda não vai liberar a presença de público nas partidas de futebol nessa semana. Na próxima quarta (29), o Vitória recebe a visita do Botafogo, no Barradão, pela Série B, enquanto o Bahia encara o Ceará, na Arena Fonte Nova, no sábado (2), pela Série A.

“Não haverá anúncio de jogos com público nessa semana. Seria um contrassenso da minha parte”, declarou.

Rui Costa explicou que a decisão de segurar um pouco mais os portões fechados se deve ao número de casos ativos da Covid-19 no estado.

“Como eu disse há 10 dias, já estava analisando a abertura de público nos estádios. Cheguei a dizer isso publicamente uma ou duas vezes. Mas passado 10 dias, naquela data que falei estava com 2 mil casos ativos. Se hoje tivessem 1.300, provavelmente estaria anunciando a abertura de jogos com público nos estádios. Mas ocorreu o contrário. Tinha 2 mil e aumentou para 2.700, então seria um contrassenso anunciar hoje a abertura de público nos estádios. Só acontecerá se mantiver a queda no número de contaminados. Se nesses 10 dias, ao invés de aumentar, tivesse diminuído, provavelmente estaria anunciando. Se os números voltarem a cair, a chance da gente em breve liberar”, disse.

Porém, o chefe de estado declarou que apenas os torcedores que completarem o processo de imunização, isto é já tiverem recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única, poderão entrar nos estádios.

“Quando for liberado aviso de antemão, nós exigiremos a segunda dose aplicada. Inclusive, farei diferente do que outros estados estão fazendo, admitindo a primeira dose com teste de Covid. Aqui não, exigiremos uma segunda dose, já que estamos antecipando bastante a aplicação da segunda dose. Quem estava para ser vacinado em outubro, já está sendo chamado para ser vacinado”, afirmou.

A última vez que o torcedor baiano entrou num estádio para acompanhar uma partida de futebol foi no dia 15 de março de 2020, quando o Vitória goleou o River-PI por 4 a 1, no Barradão, pela sétima rodada da Copa do Nordeste daquele ano, sob os olhares de 6.247 pagantes. No mesmo dia em Riachão do Jacuípe, a Arena Valfredão recebeu 1.737 pessoas para ver o Jacuipense derrotar o time de aspirantes do Leão por 1 a 0, pelo Baianão. Desde então, com o início da pandemia do novo coronavírus, todos os jogos no estado estão sendo realizados com os portões fechados. (BN)