Putin assina tratado de defesa mútua com a Coreia do Norte

Rússia e Coreia do Norte formalizam cooperação com envio de tropas para a Ucrânia

Foto: Vladimir Smirnov / Pool / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um tratado de defesa mútua com a Coreia do Norte, acordo que pode levar soldados norte-coreanos a se juntarem às forças russas na guerra contra a Ucrânia.

O tratado, que foi concluído em junho durante a visita de Putin a Pyongyang, prevê “assistência militar imediata” entre os países em caso de ataque a qualquer uma das partes.

A ratificação do tratado foi aprovada pela alta câmara do Parlamento russo em 8 de novembro e, após a assinatura de Putin, deve entrar em vigor oficialmente. O Kremlin publicou a lei de ratificação em seu site na noite de sábado.

Este acordo marca uma intensificação da aliança entre os dois países, que têm fortalecido sua cooperação de segurança desde o início da invasão russa da Ucrânia em 2022. Além do compromisso de defesa mútua, o tratado estabelece a cooperação entre Rússia e Coreia do Norte para confrontar as avaliações ocidentais e coordenar posições na ONU.

Segundo relatórios de inteligência, cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estariam sendo enviados para apoiar a Rússia na Ucrânia. Questionado sobre essa movimentação em outubro, Putin evitou responder diretamente, preferindo criticar o apoio ocidental à Ucrânia.

google news