Qual é o significado da parábola da ovelha perdida?

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A parábola da ovelha perdida mostra quanto Deus no ama, mesmo quando nos desviamos para o pecado. Deus sai em nossa busca e fica feliz quando uma de Suas “ovelhas” se arrepende e volta para Ele.

Jesus contava parábolas para explicar verdades importantes de uma maneira que todos podem entender. Ele contou a parábola da ovelha perdida para mostrar quanto Deus ama os pecadores e como Ele aceita quem se arrepende. Cada pessoa é importante para Deus.

Alguns fariseus ficaram escandalizados com Jesus, porque ele estava sempre rodeado de pessoas conhecidas por suas vidas de pecado (Lucas 15:1-2). Para explicar sua atitude, Jesus contou a parábola da ovelha perdida:A história da ovelha perdida

Um homem com 100 ovelhas viu que uma estava perdida. Então ele deixou as outras 99 no campo para procurar sua ovelha perdida. Quando a encontrou, ficou muito feliz, colocou a ovelha sobre seus ombros e voltou para casa (Lucas 15:4-6). Ao voltar, ele chamou os amigos e vizinhos para celebrarem com ele o fato que tinha encontrado sua ovelha perdida!

Jesus disse que no Céu também há uma festa quando um pecador se arrepende (Lucas 15:7). A salvação de um pecador é maior motivo para celebrar que 99 justos que não precisam se arrepender.

O significado da parábola

Jesus disse que ele é o bom Pastor (João 10:11). Nós somos suas ovelhas. Mas, quando pecamos, afastamo-nos de Deus e ficamos perdidos, como a ovelha da parábola. Sozinhos, não conseguimos encontrar o caminho de volta. Por isso, Jesus saiu em nosso encontro para nos salvar! Quando cremos nele, ele nos leva de volta para casa, para Deus.

Os fariseus pensavam que somente quem tem a vida endireitada pode era digno da atenção de Deus mas a parábola da ovelha perdida mostrou que Deus também ama os pecadores. Assim como o homem da história saiu para procurar sua ovelha, Deus vai em busca de quem está desviado. Ele quer salvar Suas ovelhas perdidas.

Enquanto que os fariseus pensavam que eles eram justos e não precisavam se arrepender, as pessoas que seguiam Jesus reconheciam seus pecados e se arrependiam. Jesus valorizava muito mais o arrependimento que as aparências (Mateus 9:12-13). Ele veio para salvar quem está perdido, não para condenar. (Resposta Bíblicas)

google news