Receita do dia: pudim de aipim com calda de laranja e coco ralado

A raiz, conhecida também como mandioca e macaxeira em outras partes do Brasil, é um dos alimentos mais presentes no São João nordestino.

A sobremesa leva outro item tradicional das festas juninas: sumo de laranja, utilizado para uma calda que traz um toque de acidez equilibrado ao doce.

Quem ensina todo o preparo são as agricultoras da Associação Comunitária da Baixa Verde, em Eunápolis, no extremo sul do estado, onde cerca de 60 famílias sobrevivem do cultivo de frutas, verduras, entre outros alimentos.

Veja abaixo a lista completa de ingredientes e o passo a passo do pudim, que pode estar presente na sua mesa, nos dias 23 e 24 de junho.

Ingredientes


3 ovos
100 ml de creme de leite
200 ml de leite condensado
100 ml de leite de coco
300 ml de leite de vaca
3 colheres de sopa de margarina
5 colheres de sopa de açúcar
100g de coco ralado
1 xícara de aipim descascado, cru e ralado
Sal a gosto
1 xícara de açúcar mascavo
Sumo de duas laranjas

Como fazer


Coloque os ovos, o creme de leite, o leite condensado, o leite de coco, o leite da vaca, a margarina, três colheres de açúcar e o sal em um liquidificador. Bata tudo durante quatro a cinco minutos, até que os ingredientes se misturem de forma homogênea, eliminando o cheiro do ovo.

Pegue tudo o que foi batido no liquidificador e despeje em um recipiente. Em seguida, adicione o coco ralado e o aipim e misture novamente, até que o aipim se dissolva.

Após o preparo da massa, faça a calda do pudim. Em uma assadeira com furo, untada com um pouco de manteiga, coloque uma xícara de açúcar mascavo, um pouco de água e mexa até derreter.

Depois, na mesma assadeira, adicione a massa e coloque para assar em banho maria. Enquanto isso, prepare a calda de laranja, com sumo de dois frutos e duas colheres de açúcar, em fogo baixo. Quando tudo derreter, adicione um pouco de raspas de limão, para dar mais sabor ao preparo.

Quando o pudim estiver pronto e a calda de laranja esfriar, coloque o líquido sobre o doce e está pronto para servir. (G1)

Veja mais notícias no vozdabahia.com.br e siga o site no Google Notícias