Retomada de voos para a Bahia aumenta com temporada de férias

Foto: divulgação

A recuperação do tráfego aéreo da Bahia, reduzido com a pandemia de Covid-19, ganha impulso em junho e julho para atender a demanda de turistas em temporada de férias. Várias frequências operadas pelas grandes companhias serão reativadas, tanto para o aeroporto de Salvador como para os de cidades do interior.

Além disso, novas rotas serão inauguradas este mês de junho, tendo como destino as cidades de Mucugê, na Chapada Diamantina, e a Ilha de Comandatuba, no município de Una (sul do Estado).

Na esfera internacional, está prevista a volta dos voos da Air Europa de Madri para a capital baiana, no dia 20 de julho. A principal novidade no setor aéreo baiano, no entanto, é a entrada em operação da empresa ITA, do Grupo Itapemirim, que no dia 30 estreia um voo ligando o aeroporto de Guarulhos (SP) a Salvador, com escala em Porto Seguro.

“A retomada de voos é fundamental para o incremento de nossas atividades turísticas nesta fase em que muitos estão de férias, mas sempre com a preocupação de seguir os protocolos e as determinações de cuidado com a saúde e a segurança de todos”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

Depois de reativar seu hub em maio no aeroporto de Salvador com o retorno de voos para seis destinos, a Gol Linhas Aéreas volta a operar mais seis frequências para a capital a partir de 18 de junho. Neste dia serão retomadas as ligações com Teresina e João Pessoa. No dia 19, voltam as operações com Palmas (TO) e Porto Alegre. Já no dia 2 de julho, serão retomadas as ligações da capital baiana com Curitiba e com Petrolina.

Segundo a Vinci Airports, serão, da companhia, três frequências semanais provenientes de Teresina, aumentando para quatro a partir de julho; quatro por semana, de João Pessoa; três por semana, de Palmas, aumentando para quatro a partir de julho; cinco por semana, de Porto Alegre; seis, de Curitiba, e seis, de Petrolina. A meta da Gol é retomar todos os 25 destinos operados a partir de Salvador até meados de julho.

Base do hub do Gol, o Salvador Bahia Airport, administrado desde 2018 pela Vinci Airports, foi apontado como o Aeródromo Mais Sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O reconhecimento deve-se às muitas ações ambientais implementadas no local. Com as obras de modernização e ampliação do terminal, a capacidade de passageiros passou de 10 milhões para 15 milhões por ano.

Também a Azul Linhas Aéreas Brasileiras contribui para a retomada de vôos na temporada de férias. A companhia informa por meio de sua assessoria que, no comparativo entre junho e julho, Salvador passará de 19 para 24 voos diários. Ilhéus passa de um para quatro e Porto Seguro de quatro para 10. A Bahia contará com quase 40 voos por dia da Azul, de e para o estado.

Chapada

O acesso via aérea à Chapada Diamantina, antes restrito às operações no aeroporto de Lençóis, ganha agora uma nova rota comercial, operada pela Abaeté Aviação, ligando Salvador ao aeródromo da Fazenda Progresso, no município de Mucugê. Serão dois voos semanais, às quintas-feiras e domingos, a partir do dia 17, segundo o diretor da empresa, Tiago Tosto. As partidas de Salvador serão às 13 horas, com chegada em Mucugê às 14h30. As viagens reversas serão às 15 horas.

No dia 26 de junho terão início as operações comerciais no aeródromo do Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, por meio da Azul. A previsão é de voos aos sábados, chegando e partindo para os aeroportos de Congonhas (SP) e Confins (MG). Os procedentes da capital paulista pousarão às 15 horas, com partida às 16 horas. Já as aeronaves vindas da capital mineira chegarão à Ilha às 16h25 e partirão às 17h25.

A partir de 1º de agosto é a vez da Latam Airlines Brasil operar também, com aeronaves Airbus A 320, a rota entre Congonhas e Comandatuba (o destino do sul da Bahia já era atendido pela companhia com voos charters, mas não regularmente). As passagens já estão à venda nos sites www.latam.com e www.latampass.com.

A ligação entre São Paulo e Comandatuba deve-se à preferência atual dos passageiros pelo turismo doméstico. “A Latam está muito sintonizada com a mudança do perfil do passageiro que já começa a alavancar a retomada do setor aéreo brasileiro. Teremos mais turistas visitando o Nordeste e menos viajantes a negócios na ponte aérea Rio-São Paulo”, prevê Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da companhia.

Interior

Em cidades turísticas como Porto Seguro a oferta de voos sobe consideravelmente também em junho. Segundo a coordenadora de Operações Aeroportuárias do aeroporto da cidade, Adriana Vieira, a média de voos passa de 288 em maio para 410. O município passa a contar também com os voos da ITA, procedentes de Salvador e Guarulhos (SP), a partir do dia 30, e de Confins (MG) e do Rio de Janeiro, em julho.

A concessionária do Aeroporto de Ilhéus informa que, durante o mês de junho, a companhia Azul prevê voos interligados ao aeroporto de Confins (MG) e a retomada da rota com o aeroporto de Salvador (BA). As companhias Gol e Latam preveem voos entre a cidade e o aeroporto de Guarulhos (SP) e a VoePass entre Ilhéus e a capital baiana.

Já no mês de julho, além das rotas citadas, a Azul deve retomar as operações com o aeroporto Viracopos (SP) e incluir o aeroporto Santos Dumont (RJ) como novo destino, enquanto a Latam estima a inclusão de Congonhas (SP) em sua malha aérea. As previsões, no entanto, podem ser alteradas a qualquer momento por decisão das companhias.

No aeroporto de Vitória da Conquista, segundo a concessionária, estão previstos, pela Azul, durante o mês de junho, voos de e para Confins (MG) e a retomada da rota entre Salvador (BA), destino também operado pela VoePass. A Gol deverá continuar operando a rota com o aeroporto de Guarulhos (SP).

Já no mês de julho, além dos destinos citados, a Azul prevê a retomada da ligação com Viracopos (SP) e a Gol incluirá nova frequência para Guarulhos (SP) com pernoite em Conquista. A concessionária adverte, no entanto, que a malha aérea pode ser alterada a qualquer momento por decisão das companhias.

Itapemirim

Salvador e Porto Seguro foram escolhidos como destinos na semana de estreia da ITA Transportes Aéreos, companhia do Grupo Itapemirim que no dia 30 de junho lança um voo interligando a capital e as cidades de Porto Seguro e São Paulo (Guarulhos). As viagens serão diárias, utilizando aeronaves Airbus A 320 com mais espaço entre as poltronas. Não será cobrado o embarque de bagagem com até 23 kg.

As passagens de Confins para Salvador estão à venda no site voeita.com.br e em agências de viagens credenciadas. No site estão à venda também passagens do Galeão (RJ) para Porto Seguro, em julho, e de Salvador para o Galeão.

Internacional

Depois da volta, em abril, das operações da TAP entre Lisboa e Salvador, outro voo internacional, suspenso com a segunda onda da pandemia, vai retornar. No dia 20 de julho, a Air Europa reativa a rota entre Madri e Salvador. Será, a princípio, uma frequência semanal, às terças-feiras, com chegada a Salvador às 19h50 e partidas para Madri na quarta-feira, às 15h30. A partir de setembro, segundo o diretor-geral da companhia, Romero Gonzalo, será reativada a segunda frequência, aos domingos. (Fonte: Bahia.ba)