Rio de Janeiro: Teto de túnel desaba e atinge ônibus; cidade entra em estágio de crise

Foto reprodução Twitter

Um deslizamento de terra provocou no começo da tarde de hoje a queda de parte da estrutura do teto do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, que liga as zonas sul e oeste do Rio de Janeiro, no bairro da Gávea. Um ônibus foi atingido pela queda da estrutura e, segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu. Os dois sentidos da via estão interditados. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) pediu que moradores das zonas sul e oeste evitem sair de casa. Uma chuva intensa atinge a cidade desde o início da madrugada e, às 12h30, a prefeitura decretou estágio de crise em razão do prejuízo da mobilidade após o desabamento do teto do túnel. A classificação é a mais grave em uma escala de três que também contempla os estágios de normalidade e de atenção. Às 13h, o congestionamento chegou a 113 km na capital –às 14h30, o índice havia caído para 92 km.

O metrô é o meio de transporte mais indicado no momento. Para acessar a zona oeste, o motorista deve priorizar a linha Amarela. O Alto da Boavista e o Horto também podem ser usados como vias alternativas.

Crivella informou que a avenida Niemeyer, fechada desde ontem devido a um deslizamento de terra, será reaberta para minimizar os impactos a partir das 18h. A via é a mesma que abriga a ciclovia Tim Maia, que teve trechos destruídos por ao menos quatro vezes devido a desabamentos da estrutura. A primeira vez que parte dela desabou foi em 2016 e duas pessoas morreram.

O Túnel Rebouças, que também concentra grande tráfego de veículos, chegou a ser interditado no sentido Lagoa por causa de um acidente na manhã de hoje. Por volta das 14h, ele já havia sido liberado.

Em vídeo publicado nas suas redes sociais, Crivella também recomendou aos servidores municipais que interrompam suas atividades mais cedo. De acordo com ele, os trabalhos de escoramento e retirada de entulho já foram iniciados.

O túnel acústico faz parte do sistema Zuzu Angel. Além de conectar as zonas sul e oeste do Rio, a região concentra universidades, como a PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica), e a Rocinha, uma das maiores comunidades cariocas. (Terra)

google news