A Romaria de Bom Jesus da Lapa, uma das maiores peregrinações religiosas do país, foi oficialmente reconhecida como manifestação cultural brasileira. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA).
O reconhecimento autoriza a União a desenvolver políticas públicas de apoio, como segurança aos romeiros, promoção das celebrações religiosas e incentivo à integração no trajeto até o Santuário. A lei também prevê o registro da romaria no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural imaterial.
Desde 2023, a festa já era considerada patrimônio cultural imaterial da Bahia. Para o ministro Celso Sabino, a medida preserva a tradição, fortalece a fé e impulsiona o turismo religioso, gerando emprego e renda para a região.
- João Roma critica PT, comenta caso Jaques Wagner e diz que pesquisas mostram desejo de mudança na Bahia
- Lula cumpre agenda na Bahia com visita ao Teatro Castro Alves e participação no 2 de Julho
- Solange Almeida que fez show gratuito em rua de Salvador e é uma das atrações do último dia do São João de SAJ





