SAJ acelera ritmo para São João da Bahia; confira programação

No ritmo acelerado de montagem de sua infraestrutura, Santo Antônio de Jesus entra na contagem regressiva para receber mais de 100 mil pessoas por dia no maior São João da Bahia.

Foto: Assessoria

No ritmo acelerado de montagem de sua infraestrutura, Santo Antônio de Jesus entra na contagem regressiva para receber mais de 100 mil pessoas por dia no maior São João da Bahia. O calendário junino da cidade, com mais de 30 dias de festas, tem o período mais concorrido nas datas que acontecem os shows com grandes atrações nacionais, de 22 a 25 de junho, no Espaço do São João. A abertura oficial será marcada com a celebração da tradicional Missa Festiva de Santo Antônio (21/06), que contará com o show do cantor Silvio Brito, Zé de Belém e a Orquestra Sanfônica.

Com o tema “Vem que está completão! Vem para SAJ no São João”, a festa é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e conta com o apoio da Nivea, Brahma (Ambev), Esporte da Sorte e de diversas empresas locais.

GRANDES SHOWS

No principal destino turístico do São João na Bahia, a grande expectativa é para os grandes shows com as estrelas da música nordestina no país. No Espaço do São João, os dois palcos principais receberão Nattan, Lucy Alves e Nadson Ferinha (quinta-feira -22/06); Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin e Del Feliz (sexta-feira – 23/06); Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues e Daniel Vieira (sábado – 24/06); e Mari Fernandez e Adelmário Coelho (domingo – 25/06).

Nos quatro dias, a programação se completa com apresentações de artistas locais: Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi (quinta – 22/06); Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro (sexta-feira – 23/06); Farol de Milha, Mara Ribeiro e Forró Selo de Amor (sábado – 24/06); e Sam e Kawan, Verena Santana, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste (domingo – 25/06). Com estes shows, os dois palcos principais irão somar 40 horas de forró, arrocha, piseiro e outros ritmos.

De 22 a 26/06, o Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e o Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop). Estão programados também o Forró das crianças; Forró das Antigas e o Forró da Vila da Agricultura.

A programação será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

FESTAS FECHADAS

Além da festa pública em um espaço de 30.000 m², equipado com uma das principais infraestrutura do calendário junino do país, as badaladas festas particulares também se destacam na programação da cidade. O Camarote Xodó, de 22 a 25 de junho, vai reunir no palco Xandy do Harmonia, La Furia, Oh Polêmico e O Kannalha. Já o concorrido Forró do SAJão, no dia 24 de junho, traz na sua programação grandes atrações, como Henrique & Juliano e Nattan. Sucesso no ano passado, a Casa de Antônio, de 06 a 23/06, está de volta para atrair o público jovem com uma série de eventos.

DANÇAR, COMER E REZAR

No Recôncavo baiano, distante um pouco mais de 180Km de Salvador, as comemorações no município passam pelos santos Antônio, João e Pedro, resgatando as tradições juninas nas ruas, praças, nas casas de seus moradores e na feira pública, através de muito arrasta-pé no ritmo do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas.
A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário junino com o Festival de Forró (27 e 28/05), Cavalgada (28/05) e o aniversário dos 143 anos da cidade (29/05). Em junho, a programação prosseguiu com a realização da Vila de Santo Antônio (08 a 12/06), e o Festival Regional de Quadrilhas Juninas, que acontece no próximo dia 17.

INFRAESTRUTURA

Assim que os primeiros acordes do forró começarem a tocar em um dos dois palcos principais do maior São João da Bahia, a cidade de Santo Antônio de Jesus vai mostrar que está pronta para receber cerca 100 mil pessoas por dia, de 22 a 25 de junho, no Espaço do São João. A festa, que demanda grandes investimentos na infraestrutura e nas atrações musicais, impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 50 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas.

Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 2.000 empregos diretos e um número incalculável de indiretos quando se acrescenta a economia informal. A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas. Para obter mais informações é só acessar o Instagram @sedemasaj.

A decoração é uma atração à parte do São João. Tradicionalmente a população aguarda o dia que as ruas e o Espaço do São João começam a receber 6.000 quilos das coloridas bandeirolas. O ritual é considerado o ponto de partida da festa. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.

GASTRONOMIA & BALONISMO

Na gastronomia, SAJ oferece muitas opções de bares e restaurantes de cozinha internacional, regional e nordestina. Destaque para a criatividade dos chefs que comandam os restaurantes Bode na Brasa, Dona Norminha, Oásis do Moura, Cantinho da Rosa e Cantinho da Roça, vencedores da premiação Panela de Bairro, promovida pela TV Bahia. Neste roteiro, vale a pena também conhecer a produção de licor, que ficou famosa na região através das marcas Dona Maria, Brazeiro e o da Ksa.

As belas paisagens da região encantam quem quer sentir a magia de voar de balão. No voo com duração em média de 1 horas, o balão navega pelos vales do Recôncavo, fazendas, rios e por SAJ. O balão tem capacidade para 12 pessoas, que durante o passeio são acompanhadas por cinco profissionais. Os passeios de Balão podem ser marcados através do Instagram @bahiabalonismo e do telefone (75) 98815-4400.

INFRAESTRUTURA GERAL

Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João vai receber em anexo um backstage equipado com camarins e sala de imprensa. Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca.

A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 250 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.

Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com mais de 100 seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.

Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO

Quarta-feira (21/06): Missa de abertura com show de Silvio Brito, Orquestra Sanfônica e Zé de Belém.
Quinta-feira (22/06): Nattan, Lucy Alves, Nadson Ferinha, Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi.
Sexta-feira (23/06): Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin, Del Feliz, Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro.
Sábado (24/06): Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues, Daniel Vieira, Farol de Milha, Mara Ribeiro e Forró Selo de Amor.
Domingo (25/06): Mari Fernandez, Adelmário Coelho, Sam e Kawan, Verena Santana, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste.
PROGRAMAÇÃO JUNINA
17/06: Festival Regional de Quadrilhas Juninas
21/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
22 a 25/06: Forró das crianças; Forró das Antigas, Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)
02/07: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.

(bahia.ba)

google news