SAJ: Após ficar em estado de coma, carateca Paulo Roberto atribui recuperação ao esporte

Foto: Tribuna do Recôncavo

Em comemoração aos 139 anos de emancipação política da cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), o santoantoniense Paulo Roberto, de 16 anos, campeão brasileiro de karatê, participou do desfile cívico realizado nesta quarta-feira, dia 29.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Paulo falou sobre a importância do Campeonato de Karatê para sua vida. “Participar do Campeonato Brasileiro e trazer uma medalha é uma coisa muito gratificante”, disse.

Paulo relatou que não tem nenhum tipo de patrocínio e que isso dificulta muito o seu desempenho. Também falou que apresentou diversos problemas de saúde desencadeados por três convulsões que resultaram em 29 dias internado, sendo 19 em coma, onde seus rins pararam e os pulmões incharam.

Foto: Cosme Santos/ Tribuna do Recôncavo

Segundo Carla Denise, tia do atleta, as convulsões deixaram várias sequelas em Roberto, mas o esporte foi essencial para a sua recuperação. “É imprescindível que as crianças estejam no esporte para que se livrem das drogas e para que se livrem também de problemas de saúde. As pessoas devem estar o tempo todo se exercitando porque faz bem para a saúde, se não fosse isso, talvez meu sobrinho não estivesse aqui nos dando orgulho”, disse Carla. A mesma ainda atribuiu a cura do sobrinho a força Divina (Deus).

O atleta Paulo Roberto, ainda falou que se não fosse o esporte ele não teria superado a doença. “Eu acho que a atividade esportiva é muito importante para estimular a saúde, eu mesmo acredito que se não praticasse o esporte eu não seria forte o bastante para voltar a viver”, relatou.

Paulo sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado entre os dias 23 e 26 de março de 2019, em Recife-Pernambuco. Ele é aluno do Santo Antonio Karatê Clube.

(Tribuna do Recôncavo)

google news